Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 600 atividades previstas para hoje no âmbito do Dia dos Museus

Cerca de 660 atividades estão previstas para decorrer hoje, em 56 concelhos do país, no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus, e da Noite Europeia dos Museus, com entradas gratuitas ao público em museus, palácios e monumentos.

Mais de 600 atividades previstas para hoje no âmbito do Dia dos Museus
Notícias ao Minuto

06:15 - 18/05/19 por Lusa

Cultura Museu

Globalmente, de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que coordena o evento a nível nacional, estão previstas 660 atividades para o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, que também se celebra hoje.

Em mais de uma centena de museus, palácios e monumentos tutelados pela DGPC e outros espaços que aderem à iniciativa - municipais, privados ou da igreja - está prevista uma programação de espetáculos de teatro e dança, concertos, cinema, lançamento de livros, visitas guiadas e encenações históricas, entre outras iniciativas.

A Noite dos Museus é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação, à qual Portugal aderiu posteriormente, e tem vindo a celebrar, decorre também com atividades para o público.

Hoje e domingo, vai ter lugar na Fortaleza de Peniche, futuro Museu Nacional da Resistência e Liberdade - que participa pela primeira vez nestas celebrações -, uma feira do livro integrada na programação do Dia Internacional dos Museus.

Também na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa, recentemente reaberta após obras de renovação, haverá novos percursos na exposição temporária, com a apresentação ao público, às 16:30, de exemplares de porcelana europeia anteriormente em reserva.

No Museu Nacional de Arte Antiga, igualmente em Lisboa, está prevista a inauguração e apresentação do ecrã interativo 'Ver de perto. Painéis de São Vicente', às 16:00.

No Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, às 21:30, vai ser apresentado o catálogo da exposição 'Júlio Resende. A Palavra e a Mão', a que se seguirá uma visita à mostra, pela comissária científica, Laura Castro.

Já o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, vai acolher, às 16:30, a apresentação pública da predela de altar inédita do pintor Francisco João.

No Entroncamento, o Museu Nacional Ferroviário celebra o 4.º aniversário e vai promover uma série de atividades, desde uma conversa sobre as diferentes profissões na ferrovia a visitas temáticas e um concerto.

No Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, por seu lado, as iniciativas começam às 11:00 com a apresentação da nova proposta expositiva do piso 1, havendo ao longo do dia e da noite concertos e várias visitas orientadas.

Em Lisboa, no Museu Nacional dos Coches, decorrem hoje, pelas 11:00, visitas acompanhadas às reservas/oficina de conservação, um espaço com cerca de 8.000 bens culturais divididos por núcleos como a arte equestre, a equipagem da Casa Real e a atrelagem.

Ali as peças estão organizadas e acondicionadas em ambiente controlado, raramente aberto aos visitantes.

No Museu Nacional da Música, em Lisboa, realiza-se, pelas 17:00, uma visita guiada onde são contadas as aventuras do compositor de Franz Liszt em Portugal, que trouxe o seu piano para Lisboa, passando a ser propriedade da rainha Maria II, e integra hoje esta coleção do museu.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus, e por esse motivo, a entidade lança todos os anos um tema, que este ano é dedicado ao seu papel como polos criativos e de mudança.

As entradas serão gratuitas em todos os museus, palácios e monumentos tutelados pela DGPC, hoje, e na Noite Europeia dos Museus (de hoje para domingo), em todos os tutelados abertos nessa noite, após o horário normal de encerramento.

As exceções são o Palácio Nacional de Mafra, onde a gratuitidade será apenas para as visitas guiadas, previamente marcadas, para as 19:30 e as 21:00.

No Museu Nacional de Arte Antiga, a gratuitidade na noite de hoje será entre as 18:00 e as 00:00, mas apenas relativa à entrada para o jardim e para o restaurante, estando encerradas as salas do museu.

Hoje, os seguintes serviços estarão encerrados após o horário normal de funcionamento: Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional, Palácio Nacional de Mafra (exceto nas visitas previamente marcadas), Panteão Nacional e Torre de Belém.

No domingo também haverá algumas atividades, e a habitual gratuitidade no período da manhã.

Nesta data, a DGPC, coordenadora do evento, desafia todos os museus - desde nacionais, municipais, privados, de fundações ou religiosos - a participarem com atividades para celebrar estes espaços culturais guardiões e promotores do património.

A programação completa está disponível no endereço online.

'Os museus como plataformas culturais - museus e cidadania' foi o tema proposto pelo ICOM este ano, e, segundo o sítio online da entidade, no ano passado, mais de 40.000 museus participaram no evento em 158 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório