Na primeira semifinal da 64.ª edição do Festival da Eurovisão da Canção, que decorreu na noite de terça-feira, dia 14 de maio, estiveram representados os primeiros 17 países. Dessa leva foram selecionados os primeiros dez.
Infelizmente Portugal, representado por Conan Osiris com a música 'Telemóveis', não foi um deles. Chipre, Eslovénia, República Checa, Bielorrusia, Sérvia, Austrália, Islândia, Estónia, Grécia e San Marino foram os primeiros apurados.
Esta quinta-feira foi a vez dos restantes 18 países irem a concurso, na segunda semifinal, mas apenas Macedónia, Holanda, Albânia, Suécia, Rússia, Azerbaijão, Dinamarca, Suíça, Noruega e Malta garantiram um lugar na final.
Estes 20 países vão esta noite juntar-se aos chamados 'cinco grandes' - França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido - e ao país anfitrião, Israel, para disputarem o galardão de vencedor.
Após a realização de um sorteio, esta será a ordem de atuação dos 26 finalistas da 64.ª edição do Festival da Canção:
- Malta;
- Albânia;
- República Checa;
- Alemanha;
- Rússia;
- Dinamarca;
- San Marino;
- Macedónia;
- Suécia;
- Eslovénia;
- Chipre;
- Holanda;
- Grécia;
- Israel;
- Noruega;
- Reino Unido;
- Islândia;
- Estónia;
- Bielorrússia;
- Azerbaijão;
- França;
- Itália;
- Sérvia;
- Suíça;
- Austrália;
- Espanha.
Recorde-se ainda que na final poderá assistir à atuação de Madonna, que vai apresentar uma versão alterada do êxito 'Like a Prayer' e um novo single 'Future'. Também os vencedores de edições anteriores Eleni Foureira, Verka Serduchka, Mans Zelmerlow e Conchita Wurst subirão, esta noite, ao palco para apresentar um medley com antigas músicas de sucesso.
Veja na galeria acima o que se pode esperar para cada uma das atuações.