Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Companhia teatral Seiva Trupe quer "renovar o presente e rumar ao futuro"

A nova temporada da companhia de teatro Seiva Trupe vai decorrer sob direção artística de Jorge Castro Guedes num projeto que, "respeitando o passado", pretende "renovar o presente e rumar ao futuro", segundo aquela estrutura.

Companhia teatral Seiva Trupe quer "renovar o presente e rumar ao futuro"
Notícias ao Minuto

20:50 - 10/05/19 por Lusa

Cultura Teatro

Depois de ter ameaçado fechar portas por falta de financiamento e de no início do ano ter recebido apoio do Ministério da Cultura, agora sob a direção artística de Jorge Castro Guedes, a companhia anunciou na quinta-feira a nova programação.

A "captação e fixação alargada de públicos", recorrendo a opções seletivas, a "criação de relações em rede sistémicas baseadas em acordos prévios de circulação de espetáculos e comprometidas com a 'chamada' do público às salas", desta forma chegando a "freguesias e coletividades", são alguns dos objetivos do projeto da companhia anunciado pelo antigo ator e encenador.

Com os atores Rui Spranger e Sandra Salomé como assessores artísticos é também aposta constituir um fórum autárquico capaz de "garantir uma circulação em torno da mancha que o Porto projeta", chegando ainda de "Sever do Vouga até Felgueiras ou à Póvoa de Varzim", explicou Jorge Castro Guedes.

Em termos de programação, o arranque está previsto para setembro, com a peça de teatro "O funeral de Neruda", subindo ao palco ainda este ano a peça "Madame Monsanto".

No âmbito do Seiva Trupe - Teatro Vivo, a companhia quer chegar aos jovens, a partir do 9.º ano de escolaridade até ao ensino superior, numa aposta que inclui, ano após ano, o enfatizar de "grandes eixos temáticos, sem perder do horizonte a natureza e diversidade de públicos-alvo".

Explicando ser o projeto apresentado "parte da trave mestra em que se suporta a candidatura submetida à apreciação da tutela, através dos concursos da DGArtes para o biénio 2020-2021", o diretor artístico prometeu "dignificar o trabalho e o trabalhador teatral".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório