Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Solar Corona lançam primeiro álbum como afirmação do momento da banda

Os barcelenses Solar Corona vão lançar o primeiro álbum da banda como uma afirmação do seu momento, seis anos depois de se ter formado e três anos após uma reformulação da qual só resta o membro fundador Rodrigo Carvalho.

Solar Corona lançam primeiro álbum como afirmação do momento da banda
Notícias ao Minuto

12:17 - 01/05/19 por Lusa

Cultura Solar Corona

Hoje compostos por Rodrigo Carvalho, na guitarra e nos sintetizadores, por Peter Carvalho, na bateria, por José Roberto Gomes, no baixo, e por Julius Gabriel, no saxofone, os Solar Corona tinham já lançado três EP, mas estreiam-se agora na longa-duração com "Lightning One", a ser editado na sexta-feira pela Lovers & Lollypops.

"Este primeiro longa duração acaba por ser um estabelecer do que são os Solar Corona agora e uma afirmação nesse sentido", disse à Lusa José Gomes, antes de acrescentar que o disco "surge como uma consolidação do momento pelo qual passa a banda".

Embora "Lightning One" ainda esteja por ser publicado, o grupo já tem outro registo gravado, depois de ter passado um dia num estúdio em França, quando estava em digressão.

"Fizemos um dia só de improvisação da qual resultaram quatro faixas. Temos ali uma hora e tal de música para selecionar e perceber o que queremos fazer", explicou o baixista, que salientou que esse material ainda não foi tocado ao vivo, sem que seja claro se o será.

Questionado sobre como vê Solar Corona no panorama do rock psicadélico nacional -- e até de Barcelos, uma cidade que tem visto nascer múltiplos projetos musicais dados à música alternativa -, José Gomes recorda o outro nome associado ao concelho: o trio instrumental Black Bombaim.

"Vai acontecer inevitavelmente uma comparação com o que os Black Bombaim fizeram. Banda instrumental, um trio, desse trio surgem colaborações... [...] Isto acontece porque nem nós nem os Black Bombaim somos pessoas letradas em música nem formadas e toda esta ideia da colaboração, de adicionar instrumentistas, é uma coisa um bocado sensível", afirmou o músico, que também pertence aos Kilimanjaro.

José Gomes afasta as comparações, salientando que "Lightning One" tem elementos de rock e de punk-rock, embora não sejam tão notórios pela ausência da voz.

"Não estamos a cair em cima de ninguém nem a copiar ninguém, nem acho que haja neste momento ativamente em Portugal muitas bandas a fazer isto assim", salientou o baixista.

"Lightning One" teve mistura de José Arantes, foi masterizado por Chris Hardman e tem arte por Serafim Mendes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório