Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Faculdade de Belas Artes do Porto mostra desenho de Da Vinci ao público

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai celebrar o 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci com uma "exposição única" do desenho 'Rapariga lavando os pés a uma criança', na quinta-feira.

Faculdade de Belas Artes do Porto mostra desenho de Da Vinci ao público
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/04/19 por Lusa

Cultura Exposição

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Luís Pinto Nunes, adiantou que a exposição de um só dia, na quinta-feira no Pavilhão de Exposições da faculdade, vai ser "única", tendo em conta a "antiguidade" e "características" daquela que é a única obra do mestre italiano em Portugal.

"Dentro de toda a obra que integra, este desenho é muito despreocupado dos que tipicamente conhecemos de Leonardo da Vinci porque revela a relação de uma mãe e um filho", disse Luís Pinto Nunes.

A exposição, aberta ao público entre as 11h00 e as 20h00, vai conter também alguma documentação bibliográfica sobre o desenho, como "escritos e catálogos" de especialistas em Desenho Antigo, que vão permitir ao público perceber o historial, a cronologia e outras questões específicas relacionadas com o desenho de Leonardo da Vinci e com estudos de investigação.

Embora os registos demonstrem que o desenho integra o acervo das escolas que antecederam à FBAUP, "Rapariga lavando os pés a uma criança" foi apresentado pela primeira vez ao público em 1962, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição 'Desenhos Sécs. XVI a XIX'.

Contudo, foi depois de o curador e historiador de arte britânico Philip Pouncey ter reconhecido a autoria do desenho em 1965 e ter corrigido a atribuição a Raffaellino da Reggio que o desenho assumiu especial destaque.

A descoberta apenas foi tornada pública em 1978 através do artigo "An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci", na revista Apollo.

Depois de ter sido identificado o seu "verdadeiro autor", o 'Desenho do Porto', como é conhecido internacionalmente, tem sido exibido nos mais importantes museus, e, após ser mostrado no Porto, o desenho segue por empréstimo para o Museu do Louvre, em Paris, onde vai integrar uma exposição dedicada aos 500 anos da morte de Da Vinci.

'Rapariga lavando os pés a uma criança' vai assim fazer parte da exposição, a inaugurar no próximo dia 24 de outubro, no museu mais visitado do mundo, que, segundo a sua página na internet, reunirá "um grupo exclusivo" de obras de Da Vinci, entre pinturas, desenhos e esculturas, com origem em diferentes instituições, que se juntarão às "grandes pinturas" da coleção do Louvre, como 'Mona Lisa', 'A Virgem e Santa Ana', 'Baco" e "São João Baptista'.

A proveniência de 'Rapariga lavando os pés a uma criança' está identificada desde o detentor original - comendador Vittorio Genevosio - até à Academia de Marinha e Comércio, do Porto, e à Academia Portuense de Belas-Artes, a que se sucedeu a Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual FBAUP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório