Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Mensagem do Dia Mundial destaca a dança como forma de elevar consciência

O presidente do Conselho Internacional da Dança (CID), Alkis Raftis, sublinhou na mensagem oficial do Dia Mundial da Dança, que hoje se comemora, que esta arte é "um veículo para elevar a consciência".

Mensagem do Dia Mundial destaca a dança como forma de elevar consciência
Notícias ao Minuto

13:15 - 29/04/19 por Lusa

Cultura Efeméride

A mensagem foi publicada no sítio 'online' do CID - www.cid-portal.org -, entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que instituiu o Dia Mundial da Dança em 1982.

"Mais do que recreação e arte, a dança torna-se um veículo para elevação da consciência, uma busca de um significado último", sustenta, o historiador de dança e sociólogo, na mensagem.

O Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica 'Lettres sur la Danse', Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Por todo o país, companhias e grupos de dança, escolas e associações realizam espetáculos e oficinas para o público em geral, com o objetivo de festejar uma arte cuja universalidade é destacada pelas instituições internacionais como o CID.

"Quando dançam, as pessoas transcendem habitualmente o reino do sobrenatural, a música e o movimento combinados, fundem o corpo e a mente num estado elevado. Esta experiência de êxtase é libertadora, e estende o nosso interior para unir-se ao universo", acrescenta o presidente do CID.

Por outro lado, "quando criam, os coreógrafos, por vezes, conseguem produzir no espectador uma conexão com o sagrado, o esotérico, o desconhecido", levando a "um estado para além do observável e do conhecido".

Recordou que a espiritualidade sempre esteve presente na dança, nomeadamente ligada à mitologia grega, indiana ou mexicana.

O CID, fundado em 1973, tem sede em Paris, e os seus membros abrangem federações, associações, escolas e companhias de dança de 170 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório