Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mil alunos do programa 'Conociéndonos' na feira medieval de Monvorvo

A vila de Torre de Moncorvo recebe na sexta-feira cerca de um milhar de alunos que integram o programa transfronteiriço 'Conociéndonos', que participarão na feira medieval que se realiza naquela localidade, indicou hoje fonte da organização.

Mil alunos do programa 'Conociéndonos' na feira medieval de Monvorvo
Notícias ao Minuto

15:17 - 24/04/19 por Lusa

Cultura Iniciativa

"O programa de intercâmbio juvenil 'Conociéndonos' é promovido pelo Agrupamento de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro e engloba várias dezenas de escolas de Portugal e Espanha integradas no território raiano do Douro Internacional e da Beira Alta", indicou o presidente da Câmara de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Os jovens terão um papel ativo na Feira Medieval de Torre de Moncorvo, que este ano é dedicada à Alquimia do Ferro, através de atuações de índole teatral e musical, caracterizadas pelas peculiaridades culturais dos seus municípios de origem.

"A ideia passa por fomentar o intercâmbio de experiências e dar a conhecer os costumes e as tradições dos dois lados da fronteira", acrescentou o autarca.

O programa 'Conociéndonos' tem com fim criar as melhores condições para proporcionar aos pequenos estudantes destas zonas de fronteira um espaço de partilha cultural, linguística e interpessoal.

"A ideia passa, segundo os promotores do programa educativo transfronteiriço, por desenvolver entre os alunos um sentimento de pertença a um território comum, aproximando estas comunidades de países vizinhos, e evidenciando as suas coincidências culturais e sociais, colocando as crianças na frente de ação e dar andamento ao lema da União Europeia: Unidos na Diversidade", evidenciam os promotores do projeto.

Papel importante vão desempenhar, na sexta-feira, dois alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo que interpretarão o papel do Rei D. Dinis e da Rainha D. Isabel.

Não fosse o concelho de Torre de Moncorvo a "terra do ferro", onde está em curso um projeto de investimento na exploração daquele mineral, o tema do certame leva os visitantes até à Idade Média, onde negócio daquele metal é o ponto do próximo fim de semana.

"Os alquimistas insistem no processo de transmutação do ferro através do fogo, na busca do elixir da vida eterna ou da pedra filosofal", explica a organização da iniciativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório