Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Tabuleiros de Tomar com "um dos cartazes mais abrangentes de sempre"

Quinta do Bill, Ana Moura, Blaya, Azeitonas e Rui Veloso são alguns dos artistas que vão animar a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, um cartaz que a Comissão de Festas apresentou com sendo "um dos mais abrangentes de sempre".

Tabuleiros de Tomar com "um dos cartazes mais abrangentes de sempre"
Notícias ao Minuto

08:15 - 24/04/19 por Lusa

Cultura Festa

Os concertos, integrados no programa complementar da Festa dos Tabuleiros, vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar entre os dias 05 e 08 de julho e contam também com os FH5 e 'Tomar-lhe o Gosto' duas bandas locais, nomes apresentados hoje publicamente na Casa Vieira Guimarães, em Tomar, no distrito de Santarém.

"Este é um cartaz muito completo e diversificado, com espetáculos de grande qualidade para vários públicos, idades e gerações, sendo um dos mais abrangentes de sempre", disse à agência Lusa Luís Honório, um dos mordomos da Comissão de Espetáculos da Festa dos Tabuleiros.

Aquele responsável disse ainda que os concertos vão decorrer no Estádio Municipal de Tomar, espaço com "capacidade para acolher milhares de espetadores e com condições excelentes para o público assistir aos espetáculos", e cujos bilhetes vão ser colocados à venda a partir da próxima semana, com preços que variam entre os oito euros, para um único dia, e os 25 euros, para um passe completo.

O alinhamento dos concertos foi hoje apresentado, sendo que, no dia 05 de julho, sexta feira, atuam Blaya e Wet Bed Gang, no dia 06 de julho (sábado), os Quinta do Bill e Os Azeitonas, no dia 07 de julho (domingo), será a vez de Rui Veloso e FH5, e no dia 08 de julho (segunda feira), o espetáculo será assegurado por Ana Moura e pelos 'Tomar-lhe o Gosto', sendo neste dia feita a entrega de prémios das ruas populares ornamentadas.

Durante os 10 dias de animação da Festa dos Tabuleiros (29 de junho a 08 de julho) vai haver animação diária em mais dois locais do centro histórico da cidade, nomeadamente no jardim da Várzea Pequena e no parque do Mouchão, neste caso com entradas livres.

A soprano Lara Martins, Declínios, Banda-T, Orquestra Ligeira de Ourém, Tributo a Pink Floyd, noite de fados e festival de folclore são alguns dos nomes e espetáculos anunciados para estes locais.

"Sendo a Festa dos Tabuleiros um culto ao Espírito Santo e o principal motivo da festa, os concertos integram um programa complementar", disse Luís Honório, tendo feito notar que o cartaz deste ano "é composto por músicos portugueses de grande qualidade e é um cartaz que dignifica esta grande festa".

A Festa dos Tabuleiros vai realizar-se entre 29 de junho e 08 de julho, em Tomar, prevendo-se mais de 750 tabuleiros no principal cortejo. Esta é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal, realizando-se de quatro em quatro anos por decisão da população.

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu caráter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel.

Dada a sua complexidade, a festa realiza-se de quatro em quatro anos, tendo havido apenas uma edição em que o povo decidiu adiar a sua realização por um ano, por coincidir com a Expo 98, evento no qual participou com um cortejo a convite do então Presidente da República Jorge Sampaio.

O cortejo principal da Festa dos Tabuleiros decorre no dia 07 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório