Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Constância promete Festa dos Marítimos com "um dos maiores cortejos"

Meia centena de embarcações representativas de 19 municípios ribeirinhos participam este ano na Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, naquele que será "um dos maiores cortejos fluviais de sempre", segundo fonte da autarquia.

Constância promete Festa dos Marítimos com "um dos maiores cortejos"
Notícias ao Minuto

16:55 - 19/04/19 por Lusa

Cultura fluviais

"Este ano, temos inscritos cerca de 50 embarcações e 250 participantes de 19 municípios ribeirinhos, de Abrantes até ao mar da Palha, em Lisboa, para receberem as bênçãos da Senhora da Boa Viagem na segunda-feira, motivo de orgulho e satisfação, porque mostra que a tradição está bem viva e que este será uma dos maiores cortejos fluviais de sempre", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Constância, no distrito de Santarém.

Segundo Sérgio Oliveira, "a festa da Boa Viagem é bicentenária e a tradição da bênção dos barcos transmite-se de geração em geração, pedindo na segunda-feira de Páscoa a proteção da padroeira dos marítimos", em cerimónia que decorre na confluência do Tejo e do Zêzere, rios que envolvem a vila de Constância.

"Esta será uma das festas mais participadas de sempre do ponto de vista da representação e participação no cortejo fluvial, estando confirmados 19 municípios, sete juntas de freguesia, cinco corpos de Bombeiros, dois agrupamentos de Escuteiros e oito Associações e Centros Náuticos", notou o autarca.

O dia da bênção, 22 de abril, é conhecida como a segunda-feira da Boa Viagem e é feriado municipal naquele município ribeirinho, com as dezenas de embarcações a chegarem ao cais cerca das 13:00, local onde serão recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, de Montalvo, Constância.

Os barcos vão participar num cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere, para receberem as bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em procissão, ao passo que as tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas antigas, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a missa solene, seguindo-se a procissão com as bênçãos dos barcos, nos rios, e das viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

As cerimónias do Dia do Concelho vão ter início às 10:00 com o içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, com guarda de honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.

Às 10:30 decorrerá a sessão solene evocativa, que integra um apontamento musical com Rui Calapez e a cerimónia de distinção dos funcionários do município com 10, 20 e 20 anos de serviço.

Com um investimento na ordem dos 130 mil euros, são aguardados "alguns milhares" de visitantes para participarem num evento que decorre entre sábado, dia 20, e até dia 22 de abril, e que "exalta a identidade cultural de um povo e a sua ligação aos rios".

Gastronomia, exposições, concertos, provas desportivas, artesanato, animação infantil, folclore e as tradicionais ruas floridas são destaques das festas de Constância.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório