Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Simpsons 'trintões' vão festejar anos, mas já cá andavam há mais tempo

O programa foi recentemente renovado pela Fox para mais duas temporadas em 2020 e 2021.

Simpsons 'trintões' vão festejar anos, mas já cá andavam há mais tempo
Notícias ao Minuto

12:59 - 19/04/19 por Sara Gouveia

Cultura Aniversário

A 19 de abril de 1987, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareciam pela primeira vez num ecrã, numa série de curtas com apenas um minuto. Foi no programa 'The Tracey Ullman Show' que viriam a ganhar notoriedade nos Estados Unidos e que teriam 48 episódios divididos por três temporadas - o último foi a 14 de maio de 1989.

Foi nesse mesmo ano que o criador das personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a Fox a transformar 'Os Simpsons' numa série  com meia hora de duração. A 17 de dezembro de 1989 era lançada com um episódio especial de natal.

O programa com uma das famílias mais queridas da televisão mundial vai completar em dezembro os seus 30 anos, mas as suas comemorações começam já esta sexta-feira, dia 19, depois de ter sido criado o 'Dia Internacional dos Simpsons'. Este dia internacional teve origem na iniciativa de uma agência de comunicação espanhola, a PG Garaje, que em 2017, decidiu criar uma petição para reservar esse dia na agenda mundial e o dedicar aos carismáticos moradores de Springfield.

Já passaram por várias polémicas como as críticas que foram feitas ao estereótipo da personagem de Apu, o imigrante dono do mini-mercado ou o incidente diplomático com o governo brasileiro que ameaçou processar a série pela forma como representou o país num dos episódios. Tendo sido nos últimos tempos considerados quase videntes por terem 'previsto' a presidência de Donald Trump ou o encerramento em massa das lojas da Toys R Us, entre outros acontecimentos.

O que é certo é que passou por várias gerações e pelo cinema, mas o seu sucesso deve-se à televisão e desde que começou a ser emitida já tem mais de 170 prémios em seu nome, incluindo um recorde no livro do Guinness.

O programa foi renovado recentemente pela Fox para mais duas temporadas - a 31ª e a 32ª - que irão para o ar em 2020 e 2021. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório