Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Portugueses e norte-americanos em concerto solidário na Casa da Música

Duas centenas de músicos portugueses e norte-americanos juntam-se no dia 25 na Casa da Música, no Porto, num concerto de coro e orquestra cuja receita reverte para a investigação do cancro infantil e uma instituição que acolhe crianças.

Portugueses e norte-americanos em concerto solidário na Casa da Música
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/04/19 por Lusa

Cultura Música

Denominado 'Liberdade para crescer', o concerto leva à Sala Suggia 70 músicos do coro Ensemble Vocal Pro Musica, que tem "o centro de operações no Conservatório de Música do Porto", e 130 jovens, com idades entre os 15 e 18 anos, da escola americana West Windsor Plainsboro North High School, que toca pela primeira vez em Portugal, disse hoje à Lusa Pedro Gomes, responsável pela iniciativa.

Segundo o presidente da associação Vocal Pro Music, Pedro Gomes, a totalidade da receita do concerto vai reverter para a "substituição de janelas e portas na ala dos bebés" da Associação A Casa do Caminho, em Matosinhos, e para a investigação do cancro infantil, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), onde "as bolsas de investigação vão ter o nome do concerto".

"Uma vez que somos um grupo que varia entre 80 a 100 elementos sentimos algum dever social (...). Nós podemos fazer a diferença se conseguirmos mobilizar algumas destas pessoas [do grupo do coro] para a realidade que está à nossa volta", explicou Pedro Gomes.

O presidente do coro disse que foi feita "uma auscultação interna ao grupo (...), analisaram-se várias propostas de associações e projetos com uma forte componente de valorização humana" antes de ter sido decidido atribuir a receita do evento à Casa do Caminho e ao IPATIMUP.

Pedro Gomes referiu que foi ainda decidido assegurar que "algumas crianças [de um contexto sociocultural desfavorecido], maioritariamente da zona do Porto, visitem a Casa da Música pela primeira vez", para assistir a este concerto.

Para além da "inédita parceria transatlântica", Pedro Gomes afirmou que o concerto apresenta "a interpretação de temas com um grande ecletismo, desde a música de jazz à música clássica (...), e a interpretação de a 'Grândola Vila Morena', de Zeca Afonso, e 'Acordai', de Fernando Lopes Graça.

O concerto tem o apoio institucional da "Universidade do Porto, da Câmara do Porto, da Câmara de Matosinhos e da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo", referiu o presidente do coro, acrescentando que o grupo Lions Clube Boavista participa na organização.

Esta iniciativa solidária vai decorrer na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 19h00. Os bilhetes têm um custo de 10 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório