Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Ansioso para a 'Guerra dos Tronos'? Há um algoritmo para prever as mortes

Os estudantes da Universidade Técnica de Munique desenvolveram uma aplicação para prever quem vai sobreviver a esta temporada final.

Ansioso para a 'Guerra dos Tronos'? Há um algoritmo para prever as mortes
Notícias ao Minuto

20:27 - 14/04/19 por Sara Gouveia

Cultura Séries

Bem se sabe que este domingo está tudo em pulgas para a estreia da última temporada da série 'Guerra dos Tronos' e depois de tantos desgostos e sobressaltos com as mortes inesperadas de personagens acarinhadas, o coração até treme, mas nada tema.

Com isso em mente uns estudantes de ciências computacionais da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, resolveram desenvolver uma aplicação que percorre a internet à procura de dados sobre a série popular e que recorre a um algoritmo para prever que personagens têm mais probabilidades de sobreviver no final desta oitava e última temporada.

O supervisor do projeto, Guy Yachdav, disse em declarações à Associated Press, que as chances de sobrevivência são previstas recorrendo a uma análise de longevidade semelhante às que são usadas nos estudos científicos para examinar os efeitos de tratamentos médicos.

Guy diz que apesar de a análise "depender dos dados retirados do mundo da fantasia, as mesmas técnicas de inteligência artificial são utilizadas no mundo real".

Quanto aos resultados...? 

Os resultados podem ser consultados numa página chamada 'A Song of Ice and Data', num trocadilho com o subtítulo da série inspirada nos livros de George R.R. Martin 'A Song of Ice and Fire', e as probabilidades de sobrevivência de cada personagem são mostradas clicando em cada uma delas ou verificando os quadros apresentados.

Num desses tops, por exemplo, podemos ver que Daenerys Targaryen tem a probabilidade de sobrevivência mais alta, com 99%, e que Bronn é o que tem mais chances de morrer a seguir.

No entanto, como esta série já nos habituou, as certezas só o tempo e o decorrer da temporada as trará.

A 'Guerra dos Tronos' é exibida em Portugal no canal SyFy, às 2h00 de segunda-feira, em simultâneo com a transmissão nos Estados Unidos e também será disponibilizada na plataforma HBO Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório