Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Donald Trump e Jair Bolsonaro na nova edição de 'Bárbaros e Iluminados'

A nova edição do livro do politólogo português já está à venda nas livrarias nacionais.

Donald Trump e Jair Bolsonaro na nova edição de 'Bárbaros e Iluminados'
Notícias ao Minuto

20:38 - 12/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

Jaime Nogueira Pinto lançou, em 2017, ‘Bárbaros e Iluminados, Populismo e Utopia no Século XXI’ e agora, dois anos depois, a mesma obra é reeditada com uma novidade.

Nesta nova edição, que já se encontra à venda nas livrarias, o politólogo acrescentou um posfácio no qual analisa as eleições de Donald Trump e de Jair Bolsonaro, bem como a recente vaga de populismo que tem surgido em vários países europeus.

Recorrendo à história e à história do pensamento político, Jaime Nogueira Pinto traça o “perfil e o percurso da ideologia hegemonizante dos ‘iluminados’ que nos têm governado e dos ‘bárbaros’ que se lhe têm vindo a opor”.

“Quem são então os bárbaros e quem são os iluminados? Em que medida é que estes conceitos de direitas ou esquerdas ‘populistas e nacionais’ contra um centrão ‘universal, moderado e racional’ são reconduzíveis à dicotomia Bárbaros e Iluminados? Quais são os valores ético‑políticos de uns e de outros?”, lê-se na apresentação do livro.

Notícias ao Minuto© Edições Dom Quixote

Jaime Nogueira Pinto é também o autor de outras obras histórico-políticas como é o caso de ‘O Islão e o Ocidente, a Grande Discórdia’, ‘Portugal, Ascensão e Queda’ e ‘Portugal os Anos do Fim’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório