Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Federação institui Dia do Cineclube para celebrar atividade cineclubista

Vinte e três estruturas de todo o país vão celebrar o Dia do Cineclube, uma iniciativa instituída pela Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC) e que vai ser comemorada pela primeira vez este ano.

Federação institui Dia do Cineclube para celebrar atividade cineclubista
Notícias ao Minuto

23:18 - 10/04/19 por Lusa

Cultura Cinema

As iniciativas do Dia do Cineclube (14 de abril) vão decorrer de sexta-feira até 18 de abril, com exibição de películas, debates e filmes musicados ao vivo por 23 cineclubes de norte a sul do país e nos Açores, disse à agência Lusa o vice-presidente da FPCC, Carlos Coelho.

O Dia do Cineclube é comemorado este ano pela primeira vez, sendo que a organização quer "fazer transportar a ideia para a Federação Internacional de Cineclubes" de forma a que o dia seja celebrado em todo o mundo, sublinhou.

A celebração "pretende dar visibilidade a todo um trabalho que é feito pelos cineclubes e, ao mesmo tempo que se mostra a sua importância histórica e atual, quer-se também homenagear o cinema", referiu Carlos Coelho.

Em todos os 23 cineclubes que aderiram à iniciativa, será lido um texto escrito pela FPCC "sobre o papel dos cineclubes", sendo que a expectativa é que em edições futuras sejam convidadas pessoas ligadas ao cinema para escrever o texto que será lido durante a comemoração.

Na iniciativa, haverá espaço para a exibição de filmes de diferentes épocas e géneros, como 'Um Grito na Noite', de Carlos Porfírio, em Faro, 'Blade Runner: Perigo Iminente', de Ridley Scott, no Porto, 'O Vento', de Victor Sjostrom, em Viseu, 'Todos Sabem', de Asghar Farhadi, em Viana do Castelo, ou 'Blow Up', de Michelangelo Antonioni, em Setúbal, entre outros.

De acordo com o responsável, a data escolhida - 14 de abril - simboliza o anúncio da fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que ocorreu em Paris, em 1907, pelas mãos de Edmond Benoit-Lévy, diretor da revista Phono-Ciné-Gazette.

Há também "a feliz coincidência" de o dia anterior ser o aniversário do cineclube nacional em atividade há mais tempo, o Cineclube do Porto.

Ainda enquadrado na celebração do Dia do Cineclube, serão anunciados, a 14 de abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves, iniciativa da FPCC que pretende distinguir o cinema produzido e realizado em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório