Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estreia em Montemor-o-Velho adaptação musicada de 'A menina do Mar'

A companhia ADN de Palco, que tem como mote "fazer espetáculos para crianças a pensar nos adultos", estreia no sábado, em Montemor-o-Velho, uma adaptação musicada de 'A menina do Mar', de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estreia em Montemor-o-Velho adaptação musicada de 'A menina do Mar'
Notícias ao Minuto

09:15 - 10/04/19 por Lusa

Cultura ADN de Palco

"Esta é uma produção muito especial, pois destina-se a celebrar o ano do centenário da escritora", disse hoje à agência Lusa Filipe Lima, diretor da companhia sediada em Santo Varão, concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

A ADN do Palco nasceu há um ano com a missão de "fazer espetáculos para crianças que deixem os adultos a pensar", explica Filipe Lima, que é também ator e encenador da companhia, que tem um elenco fixo de cinco elementos.

Uma versão musicada de 'O Principezinho', livro de Antoine de Saint-Exupéry, foi o espetáculo de estreia da companhia e continua a ser o seu maior sucesso, estando em "digressão quase permanente" em escolas e teatros de todo o país.

"Sempre que pensamos em tirar de cena 'O Principezinho' surgem mais pedidos de todo o lado", diz o diretor.

A companhia levou também à cena nos últimos meses a peça infantil 'Pluft-O Fantasminha', peça teatral infantil escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado em 1955, que integra o plano nacional de leitura do Brasil.

"As escolhas são sempre influenciadas pelo nosso mote. Apresentamos espetáculos que não são totalmente infantis nem demasiado sóbrios", explica o dirigente da companhia, composta pelos atores Beatriz Nogueira, Filipe Lima, Teresa Roxo, Dinis Ludgero e Joana Biscaia, que se apresentam como "jovens empreendedores empenhados em combater a falta de interesse e trabalhos no teatro em Portugal".

A obra 'A Menina do Mar' é o primeiro e, provavelmente, o mais conhecido conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, fazendo parte do Plano Nacional de Leitura portuguesa.

"Esta obra é extremamente relevante no mundo da literatura infantojuvenil, a narrativa é simples e a história surge como quem faz uma tentativa de conservar a beleza profunda das coisas", justifica Lima.

A obra, explica o encenador, "foi adaptada ao teatro musical numa versão didática e mágica dedicada à infância que nos leva até ao misterioso universo do Mar no imaginário de Sophia de Mello Breyner Andresen".

A peça vai à cena no sábado, pelas 21h30, na sede da companhia, em Santo Varão. O bilhete de entrada custa cinco euros para os adultos e quatro para as crianças. A companhia aceita marcações para espetáculos em todo o país através do número de telefone 910 031 365.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório