Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ópera 'Parsifal', de Wagner, estreia-se no Porto em versão de concerto

A ópera 'Parsifal', de Richard Wagner, em versão de concerto, é levada à cena na próxima sexta-feira, no Coliseu do Porto, sob a direção do maestro Graeme Jenkins.

Ópera 'Parsifal', de Wagner, estreia-se no Porto em versão de concerto
Notícias ao Minuto

15:08 - 06/04/19 por Lusa

Cultura Espetáculo

O tenor Erin Caves protagoniza 'Parsifal', cujo elenco inclui ainda os cantores líricos Ante Jerkunica, Michael Kraus e Sónia Alcobaça, acompanhados pelo Coro do Teatro Nacional de S. Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Depois do Porto, 'Parsifal', em versão de concerto, sobe à cena em Lisboa, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), no dia 15 deste mês.

Segundo comunicado do TNSC, nestas duas récitas "são apresentados o prelúdio e as intervenções corais da cena do Graal (cena 2) do I ato e o III ato completo, que decorre numa Sexta-feira da Paixão".

O norte-americano Erin Caves regressa a Portugal, depois de ter interpretado Tristão, na ópera 'Tristão e Isolda', também de Wagner, em 2017, no TNSC.

Outro regresso é o do maestro inglês Graeme Jenkins, que dirigiu as óperas 'Peter Grimes', de Benjamin Britten, na temporada de 2916/17 do TNSC, e, nesta temporada, 'Alceste', de Gluck, que foi protagonizada por Ana Quintans.

O drama musical em três atos, de Richard Wagner foi estreado em Bayreuth, na Alemanha, no teatro de ópera do compositor (Festspielhaus), em julho de 1882.

O compsoitor alemão morreu no ano seguinte, aos 69 anos, em Veneza.

Em Portugal, a estreia teve lugar no TNSC, em janeiro de 1921, "com uma receção muito positiva do público e da crítica".

Uma nota do TNSC, esclarece que "a ideia para a composição de 'Parsifal' remete para um período em que tivera contacto com o poema épico medieval 'Parzival', da autoria do cavaleiro e poeta alemão Wolfram von Eschenbach (1170-1220)".

"A ópera, que narra a demanda do Santo Graal por Parsifal, um dos cavaleiros do mítico rei Artur, é referida por Wagner como uma 'representação teatral sacro-festiva'", e tem sido "alvo de diversas leituras que sublinham a centralidade da temática cristã".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório