Meteorologia

  • 21 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Há 25 anos o mundo chorava a morte de Kurt Cobain

O músico dos Nirvana pôs fim à vida aos 27 anos.

Há 25 anos o mundo chorava a morte de Kurt Cobain
Notícias ao Minuto

13:57 - 05/04/19 por Sara Gouveia 

Cultura Nirvana

A geração X cresceu a ouvir Nirvana e possivelmente saberão o que estavam a fazer no momento em que souberam da morte de Kurt Cobain, a 5 de abril de 1994. O músico pôs fim à sua vida há 25 anos tendo entrado diretamente para o infeliz 'clube dos 27', do qual fazem parte figuras como Janis Joplin ou mais recentemente Amy Winehouse.

A sofrer há vários anos de depressão e dependência de drogas como a heroína, o vocalista dos Nirvana decidiu tirar a própria vida com um disparo de caçadeira, em pleno auge da sua fama. O corpo só foi encontrado três dias depois na sua casa em Seattle, nos Estados Unidos.

Depois da morte do então líder de uma das maiores bandas de grunge dos anos 90, com êxitos como 'Smells like teen spirit' ou 'Come as you are', veio o mito eternizado para sempre pelos fãs.

A morte de Kurt Cobain deu origem a numerosos livros e documentários sobre a sua vida, obra e morte. No início deste mês saiu o livro 'Serving the Servent: Reflections on Kurt Cobain', o mais recente registo sobre a sua vida, desta vez escrito pelo antigo manager dos Nirvana, Danny Goldberg.

Tal como ocorreu com artistas como Elvis Presley ou Marilyn Monroe se há algo que contribuiu para o seu estatuto de lenda ou mito foram as múltiplas teorias sobre a sua morte. Ao longo deste quarto de século, os fãs continuam a especular sobre o seu suicídio. Uma das razões foi a mensagem que este deixou escrita antes de morrer, dando conta de que parecia mais um anúncio de que ia abandonar a banda do que de que ia acabar com a sua vida.

Na nota, dirigida a Boddah, o seu amigo imaginário de infância, queixava-se de já não sentir entusiasmo "em ouvir e criar música". "Já não tenho paixão, e por isso lembra-te, é melhor queimar do que deixar arder", escrevia por fim.

Apesar de tudo, depois daquele dia, Kurt Cobain deixou para além da dúvida e da saudade, um enorme legado na história da música.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório