Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Olhão recebe primeiro Festival internacional de Cinema e Literatura

Vários locais da cidade de Olhão recebem a partir de quinta-feira a primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (FICLO), que vai ter cinema, oficinas de escrita, performances e passeios fílmicos.

Olhão recebe primeiro Festival internacional de Cinema e Literatura
Notícias ao Minuto

11:15 - 03/04/19 por Lusa

Cultura FICLO

Durante dez dias, até 13 de abril, vão ser exibidos mais de 30 filmes, dez dos quais inéditos ou sem estreia comercial em Portugal, de países como o Cazaquistão, Sérvia, Espanha, Ucrânia ou República Checa, adiantou a organização.

Na quinta-feira, dia de abertura do festival, o Auditório Municipal de Olhão abre as portas às 19:00 com o filme "The Gentle Indifference of the World", de Adilkhan Yerzhanov, que vai estar presente na sessão.

Além da competição internacional, o programa do festival apresenta ainda vários ciclos, nomeadamente, o do País Convidado, dedicado à Suécia, e o ciclo Realizadoras, com uma retrospetiva da cineasta soviética Kira Muratova.

Também haverá o ciclo Obra Criativa, nesta edição, com um convite aos escritores Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares e Nuno Mourão, que vão apresentar criações em diálogo com as imagens de três filmes mudos.

Durante o festival, haverá passeios fílmicos em 'tuk tuk', em Olhão e entre Tavira e Castro Marim, uma espécie de roteiro cinéfilo que percorre locais que serviram de cenário a filmes de Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Teresa Villaverde ou Tony Gatlif.

O FICLO inclui também a realização de sessões especiais, 'masterclasses' em cinema e literatura, oficinas de escrita, instalações, performances, leituras e concertos.

Para além do Auditório Municipal de Olhão, o festival vai ter lugar na Associação Cultural Re-Criativa República 14, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense e no Mercado da Fruta, que será palco de declamações e local para uma livraria temporária.

Os bilhetes custam quatro euros para os filmes exibidos no auditório e três euros para os filmes exibidos noutros locais.

O FICLO é organizado pelo Cineclube de Tavira em coprodução com a Câmara de Olhão, e conta com o apoio do programa cultural 365 Algarve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório