Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Exposição 'Saudade de Pedra' exibe uma centena de imagens de Jorge Guerra

A exposição 'Saudade de Pedra', com uma centena de fotografias a preto e branco captadas por Jorge Guerra, vai ser inaugurada no Arquivo Municipal de Lisboa na quinta-feira.

Exposição 'Saudade de Pedra' exibe uma centena de imagens de Jorge Guerra
Notícias ao Minuto

17:32 - 02/04/19 por Lusa

Cultura Fotografia

A mostra, sobre um autor cuja obra se destaca na história da fotografia portuguesa e canadiana, irá ser inaugurada às 19h00, com fotografias realizadas no final de 1966 e princípio de 1967, numa curta passagem do autor por Lisboa.

"São imagens nostálgicas que refletem uma sensibilidade humanista, que possibilitaram um reconhecimento e contextualização do trabalho de Jorge Guerra, ao nível nacional e internacional", indica a nota sobre um autor nascido em Lisboa, em 1936,

Jorge Guerra irá estar em Lisboa na inauguração da exposição e uma conferência aberta ao público que terá lugar no dia 9 de abril, pelas 18h30.

Neste dia será lançado o catálogo da referida exposição - patente até 28 de junho - que conta com textos de Jorge Calado.

"É o povo que faz a fotografia de Jorge Guerra. A paisagem é humana, e a arquitetura, a das relações entre amigos, vizinhos ou transeuntes à solta. É fotografia de rua, mas sem carroças nem automóveis. A tónica está na forma como as pessoas se relacionam (ou não) umas com as outras. Há corpos solitários, mas também encontros e desencontros fortuitos, mendigos, vendedeiras e transações ambulantes. Nos jardins e miradouros, acumulam-se os velhos reformados à espera que o tempo corra", descreve o texto de Jorge Calado sobre a obra de Jorge Guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório