Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Anna Mascolo: Presidente elogia "figura central da dança" em Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte da coreógrafa e pedagoga Anna Mascolo, aos 89 anos, elogiando o papel desta criadora como "figura central da dança" em Portugal.

Anna Mascolo: Presidente elogia "figura central da dança" em Portugal
Notícias ao Minuto

22:57 - 30/03/19 por Lusa

Cultura Óbito

Anna Mascolo, que morreu hoje em Lisboa, recebeu o primeiro doutoramento Honoris Causa em dança em Portugal, e foi condecorada por duas vezes pela Presidência da República.

Numa mensagem de condolências à família colocada no sítio ´online´ da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda que, no seu percurso artístico, a escola de Anna Mascolo tornou-se "um dos nomes fundamentais na formação de várias gerações de bailarinos e coreógrafos portugueses".

Salientou a sua atividade como professora no Conservatório e na Escola Superior de Dança, diretora artística do Grupo Experimental de Ballet e presidente do Centro Português de Bailado.

Pelo seu "cosmopolitismo, influência e visão pedagógica recebeu diversas distinções", entre as quais a Ordem do Infante Dom Henrique, em 2004, e a Ordem da Instrução Pública, em 2018.

"É uma daquelas figuras que, nascidas embora noutros países, ficam na nossa memória e gratidão como grandes portugueses", salienta o Presidente da República na nota de condolências.

O percurso da coreógrafa e professora foi reconhecido, em 2012, com o primeiro Honoris Causa em dança.

Nascida em Nápoles em 18 de dezembro de 1930, Anna Mascolo viajou para Lisboa em 1940, devido à entrada da Itália na Segunda Guerra Mundial.

Estudou na Escola Italiana (atual Instituto Italiano de Cultura de Lisboa) e formou-se em dança clássica, em Lisboa, no Conservatório Nacional, tendo sido uma das pioneiras na criação e desenvolvimento do Círculo de Iniciação Coreográfica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório