Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

'A Portuguesa' de Rita Azevedo vence Festival de Cinema de Las Palmas

O júri do 19.º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canária, Espanha, decidiu entregar o prémio 'Lady Harimaguada' de ouro ao filme 'A Portuguesa', de Rita Azevedo, foi hoje anunciado.

'A Portuguesa' de Rita Azevedo vence Festival de Cinema de Las Palmas
Notícias ao Minuto

13:14 - 30/03/19 por Lusa

Cultura Filmes

"O rigor, lucidez e sensibilidade da autora para fazer conviver o classicismo com a modernidade numa crónica histórica" foram os principais destaques apontados pelo júri da premiação.

O segundo lugar foi entregue ao filme chinês "The Fragile House", de Lin Zi.

Desta longa-metragem o júri sublinhou "o retrato geracional de uma família que, além de qualquer convenção, capta as tensões e alienações da China contemporânea ao inventar uma linguagem cinematográfica singular e fragmentada sobre a dimensão espacial do plano".

O Festival Internacional de Cinema de Las Palmas entregou ainda uma menção especial ao filme 'Mother I am Suffocating. This is my Last Film about You', de Lemohang Jeremiah Moesse.

Outro dos títulos distinguidos nesta premiação foi a produção francesa 'Gracias a Dios', de François Ozon, que deu aos protagonistas Melvil Poupaud, Denis Ménochet e Swann Arlaud o prémio 'ex aequo' de melhor ator.

Por sua vez, o prémio de melhor atriz foi para Snezana Bogdanovich, pela sua interpretação em 'Stitches', de Miroslav Terzi, e para Zita Hanrot pelo seu trabalho no filme francês 'Paul Sánchez est revenu', de Patrícia Mazury.

A longa-metragem 'Stitches' também recebeu o Prémio do Público.

Na categoria curtas-metragens, o vencedor foi o trabalho de Emmanuel Marre, 'D'un Château l'autre'.

O júri decidiu também entregar uma menção especial a 'Blessed Land', do diretor Pham Ngoc Lan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório