Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Displaced estreia espetáculo de dança que cruza fado e flamenco

O fado e o flamenco inspiram 'Iberofonía', o novo espetáculo de dança da estrutura Plataforma Displaced, de Espanha, cuja estreia está marcada para Portugal, no dia 31 de março, no Festival Música em Leiria.

Displaced estreia espetáculo de dança que cruza fado e flamenco
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/03/19 por Lusa

Cultura Leiria

A nova produção foi desenvolvida nos dois últimos anos pela portuguesa Joana Brito e pela espanhola Eva Manzano, que cruzam em palco dança contemporânea e tradição do flamenco.

"Foi um processo demorado, que nos custou - e ainda custa - mas é super interessante, porque é pegar em duas linguagens completamente diferentes e ver como se podem utilizar para estabelecer um diálogo", explicou à agência Lusa Joana Brito.

Através do movimento e da música, "Iberofonía" aborda "as raízes e a essência portuguesa e espanhola".

"Há momentos em as duas se entendem, mas também em que não se entendem e são parecidas; querem dizer a mesma coisa, mas dizem-nos de forma diferente", considera a bailarina e coreógrafa, resumindo a relação Portugal-Espanha, "dois países pegados e com muito em comum".

Joana Brito cita Mariza, que diz que o fado e o flamenco são muito parecidos: "e é isso, apesar da sonoridade ser aparentemente muito oposta - o fado muito melancólico, o flamenco é paixão pura e dura - ambos falam de sentimento, sobre o ser humano, da vida, mas de modo diferente".

O espetáculo conta na banda sonora com fado, flamenco, mas também temas de Madredeus ou Silvia Pérez, além de música ao vivo.

"É interessante ver todas as alterações que foram feitas para conseguir que tudo fosse mais homogéneo e fizesse sentido no final", explica.

Outro ponto de interesse na 'Iberofonía' da Plataforma Displaced é o figurino: "há uma saia gigante que é uma grande aposta nossa. Ela é o elo de ligação, gera mudanças, discórdia e acordo. Há todo um jogo que não posso revelar", diz Joana Brito, que espera com curiosidade a reação dos críticos de Espanha".

'Iberofonía' estreia na tarde de domingo, 31 de março, no Teatro José Lúcio, integrado na programação do 37.º Festival Música em Leiria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório