Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Com dúvidas sobre o que fazer este fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto? Espreite as borlas culturais que pode aproveitar.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:30 - 29/03/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

O bom tempo faz o convite, nós damos as sugestões.

Estes últimos dias de março já sabem a primavera com toque de verão. O melhor, por isso, é deixar para trás a preguiça e aproveitar. Há, por estes dias, atividades para entreter pequenos e graúdos, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Como já é tradição, o Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos culturais gratuitos para aproveitar este fim de semana.

Fique com as nossas sugestões:

Grande Lisboa

A Magia dos Estúdios Aardman

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa (que também merece a visita!), em parceria com o Museu da Marioneta, apresenta a primeira exposição em Lisboa dos britânicos Estúdios Aardman, fundados em 1976 por David Sproxton e Peter Lord e responsáveis por filmes como 'A Ovelha Choné' ou 'A Fuga das Galinhas'. O trabalho meticuloso e divertido destes estúdios conta com exposição de entrada livre. Ao todo são apresentadas 47 marionetas, oito cenários, vários storyboards e vários esquissos. Para visitar até dia 21 de abril, no Museu da Marioneta. Saiba mais aqui.

Além deste solitário carrossel

'Além deste solitário carrossel' vai buscar o seu nome a 'Lonely Carrossel', de Beth Gibbons e Rodrigo Leão. O objetivo é celebrar os 55 anos da Galeria 111. Mais de meia centena de artistas são aqui lembrados, numa prestigiada lista que inclui nomes como Júlio Pomar, Paula Rego ou Vieira da Silva. Patente até dia 30 de março, na Galeria 111, no Campo Grande.

Exposição retrospetiva de Hélio Cunha

A galeria municipal Artur Boal, na Amadora, recebe até ao próximo dia 7 de abril uma exposição retrospetiva do artista plástico português Hélio Cunha. A entrada é sempre livre!

Em Oeiras já se festeja o 25 de Abril

São quase dois meses de iniciativas, em vários locais e de entrada gratuita, que o município de Oeiras recebe a caminho das celebrações dos 45 anos da Revolução dos Cravos. Há exposições, palestras, debates, concertos, visitas guiadas e um sem fim de atividades. O programa completo pode ser consultado aqui

Há música no mercado de Campo de Ourique

O mercado de Campo de Ourique, no coração de um dos mais históricos bairros 'alfacinhas', conta com música para todos os gostos. Neste mês de março, há pequenos e grandes concertos para ver e ouvir no Mercado mais tradicional do país. Esta sexta-feira e sábado não são exceção. Conheça a agenda completa clicando aqui.

Aquarelas do Descobrimento

Um dos mais importantes trabalhos inspirados na expedição que resultou na descoberta do Brasil chegou pela primeira vez a Portugal no dia 9 de março, exatamente 519 anos depois de a armada comandada por Pedro Álvares Cabral partir de Lisboa. As 52 obras que integram a exposição 'Aquarelas do Descobrimento', de Carybé, artista plástico que, ao longo da sua brilhante carreira, retratou o Brasil de forma muito própria. A exposição está patente até dia 4 de maio, no Palácio da Independência (Largo São Domingos, 11 - Lisboa). Para mais informações, clique aqui.

'Brazilian Guitar Beats'

A Fnac mantém a boa tradição de nos dar showcases gratuitos, pequenos concertos mais curtos e intimistas, que são uma ótima oportunidade para (re)descobrir artistas. Este domingo, pelas 16h30, há showcase de Caesar Barbosa, que tem 'Brazilian Guitar Beats' para dar a ouvir.

Grande Porto

Há animação para toda a família no Centro Histórico do Porto

Este sábado, 30 março, o Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. Desde o início da manhã, e até final da noite, há oficinas para participar, visitas para realizar e muitos espetáculos de dança e teatro para assistir.

Fernando Tordo em Encontro na Fnac

É uma das vozes com mais história da música portuguesa - e uma que está de volta na melhor das companhias. Fernando Tordo voltou ao baú e recuperou músicas suas, agora na companhia das mais diversas figuras que estão a dar cartas na música portuguesa. O resultado intitula-se 'Duetos – Diz-me Com Quem Cantas'. O cantor vai apresentar o novo trabalho num Encontro com duas datas: já este sábado, pelas 17h, na Fnac de Sta. Catarina. No próximo domingo, pelas 17h, há nova oportunidade, agora na Fnac do NorteShopping.

Animação para toda a família no Centro Histórico do Porto

Este sábado, dia 30 março, o Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. Desde o início da manhã e até ao final da noite, há oficinas para participar, visitas para realizar e muitos espectáculos de dança e teatro para assistir. Mais detalhes aqui.

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, em Matosinhos, com ateliers criados a pensar na pequenada. Este domingo, dia 24 de março, não é exceção. É gratuito mas a inscrição será necessária. Saiba mais clicando aqui.

Mercadinho dos Clérigos

A animação está de regresso à Rua de Cândido dos Reis já este sábado, dia 30 de março, entre as 10h e as 20h, com mercadinho dos Clérigos para descobrir.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Hora do conto em Matosinhos

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, conta com Hora do Conto este sábado, pelas 11h.. Há 'Um dragão em brasa' a entreter a pequenada, numa atividade lúdico-pedagógica gratuita. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório