Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Documentário sobre drama dos refugiados na Sérvia vence dois prémios

O filme 'The European Dream: Serbia', de Jaime Alekos, venceu dois prémios na sexta edição do Leiria Film Fest, festival internacional de curtas metragens cujos vencedores foram hoje anunciados pela organização.

Documentário sobre drama dos refugiados na Sérvia vence dois prémios
Notícias ao Minuto

22:03 - 23/03/19 por Lusa

Cultura Leiria

O documentário, que retrata o drama dos refugiados que tentam passar da Sérvia para a União Europeia através da Hungria, foi escolhido pelo júri como o melhor filme internacional do género exibido no festival de Leiria. "Conta uma realidade nua e crua", notaram os jurados, destacando o "arrojo" e as "emoções que consegue despertar".

O impacto do filme na audiência valeu-lhe também o Prémio do Público, cativando 45% dos votos.

Ainda no documentário, a melhor curta nacional foi "Em lugar algum", de Inês Sá Frias e Leandro Martins, que retrata o quotidiano itinerante de duas crianças de uma família que vive do circo.

Na ficção, o prémio internacional do Leiria Film Fest foi entregue a Oskar Rosetti, por "Tsar Bomba", descrito pelo júri como "um murro no estômago" e uma "colisão frontal de realidade" pela história de "intensidade singular".

"California", de Nuno Baltazar, "uma história dolorosa" de uma mãe e de uma filha, ganhou o prémio para melhor ficção nacional. Na secção de animação, "Neko no hi" recebeu o prémio internacional. O filme de Jon Frickey conquistou o júri com "uma história simples e fantasiosa" que revela "extraordinária plasticidade no ecrã".

Entre os filmes nacionais, "No return", de Carlos Filipe e Diogo Cordeiro, foi considerada a melhor curta nacional, por ser uma "história bem contada, bem delineada, com um twist imprevisível".

A nível local, o melhor filme de Leiria foi "A estranha Casa na Bruma", de Guilherme Daniel.

A edição de 2019 do Leiria Film Fest foi a maior de sempre, tendo recebido cerca de mil filmes candidatos aos prémios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório