Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Museu Municipal Pedro Nunes reabre após obras de 1,5 milhões

O Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal (Setúbal), reabre ao público a 06 de abril após concluídas as obras de requalificação, num investimento de 1,5 milhões de euros, anunciou hoje a câmara.

Museu Municipal Pedro Nunes reabre após obras de 1,5 milhões
Notícias ao Minuto

17:45 - 21/03/19 por Lusa

Cultura Álcacer do Sal

Financiadas por fundos comunitários, as obras começaram em março de 2017 e obrigaram a um "profundo restauro" do edifício da antiga Igreja do Espírito Santo, onde está instalado o museu.

De acordo com o município, o "avançado estado de degradação do edifício", classificado como Imóvel de Interesse Público, "levou ao seu encerramento em 2007".

O projeto, que teve início em 2014, ficou concluído esta semana após "um longo processo" para "obter os pareceres favoráveis das várias entidades responsáveis pelas áreas do património e da cultura", explicou hoje à agência Lusa Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal.

"Quando manifestámos interesse em avançar com o projeto não existiam indicações de como é que as entidades, como a Direção-Geral do Património Cultural e o antigo Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR), emitiriam pareceres sobre algo que não tinha projetos museológico e de obras e foi necessário vencer imensas dificuldades para obter pareceres favoráveis", lembrou o autarca alentejano.

Contemplando obras de conservação e manutenção do edifício, remodelação completa da cobertura e a instalação de redes elétrica, de incêndio, intrusão, águas e de esgotos, a operação, segundo a autarquia, teve como objetivo "tornar o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, sem desvirtuar a outrora Igreja do Espírito Santo".

"Foi necessário reabilitar todo o interior da antiga Igreja do Espírito Santo, que estava extraordinariamente degradado, e realizar um conjunto de construções novas no interior, assim como o arranjo de paredes do coro-alto, do altar e todo um trabalho de restauro e conservação de várias estruturas", sublinhou Vítor Proença.

O renovado museu, que ostenta o nome do matemático Pedro Nunes, nascido em 1502, em Alcácer do Sal, está localizado na Praça do Município, junto ao rio Sado, antigo porto estratégico para as trocas comerciais.

"Do ponto de vista museológico, queremos mostrar todo o espólio que está estudado e que revela a importância comercial desta via fluvial [rio Sado] e de Alcácer do Sal, além de valorizar a importância que o matemático Pedro Nunes, chamado pai da cartografia moderna, teve em todo este desenvolvimento", acrescentou o autarca.

O ciclo de desenvolvimento do rio Sado e a posição geográfica de Alcácer do Sal ao longo de várias épocas vai ser mostrado aos visitantes com recurso "a realidade aumentada e conteúdos interativos", sendo, do ponto de vista formativo e educativo, "extraordinariamente importante para a região e para o país", considerou.

Durante os trabalhos de requalificação do edifício, segundo o autarca, foram "descobertos esqueletos" e "outras surpresas" resultantes das escavações arqueológicas, que "puseram a nu um conjunto de edificado e de peças, como um 'dolium romano', mas também passeios e muros de casas, no interior da igreja, do período árabe".

"Os achados arqueológicos foram enterrados por decisão da Direção-Geral do Património Cultural para acautelar a sua preservação", salientou.

Só o 'dolium romano', contentor cerâmico para armazenagem e preparação de alimentos utilizado durante a época romana, ficará exposto no renovado museu "devidamente preservado e acondicionado", além de "outras peças de grande valor", adiantou o autarca.

O Museu Municipal Pedro Nunes acolheu, entre 2008 e janeiro de 2011, um ciclo de escavações a cargo do setor de Arqueologia e Museologia da Câmara de Alcácer do Sal, que deram a conhecer a ocupação humana desde o século IV a.C. até ao século XVIII.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório