Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Teatro Estúdio Fontenova estreia 'Auto da Índia'

O Teatro Estúdio Fontenova estreia hoje, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a farsa de Gil Vicente "Auto da Índia", a sua 67.ª produção, numa encenação de Filipe Crawford com cenografia e imagem de José Manuel Castanheira.

Teatro Estúdio Fontenova estreia 'Auto da Índia'
Notícias ao Minuto

16:00 - 21/03/19 por Lusa

Cultura Filipe Crawford

Nesta sátira social -- que foi representada pela primeira vez, em 1509, em Almada, perante Leonor de Lencastre (1458-1525), rainha de Portugal após o casamento, em 1481, com seu primo D. João II --, Gil Vicente (1465-1536) utiliza os Descobrimentos como pano de fundo para abordar algumas das consequências sociais da partida dos homens nas armadas reais, sobretudo o adultério.

Para isso, conta a história de uma mulher que trai o marido, com quem casara apenas por interesse, enquanto este andava pela Índia em busca de riqueza e lucro fáceis.

Na encenação desta farsa daquele que é considerado o primeiro grande dramaturgo português, Filipe Crawford tentou ser fiel ao espírito original, situando a peça na época e contextualizando a representação no contexto das cortes no final da Idade Média.

Gil Vicente construiu uma das primeiras dramaturgias da Península Ibérica, e foi também um dos primeiros a desenvolver intriga, ao contrário dos habituais monólogos da época.

A encenação de Filipe Crawford, também ator, que já dirigiu a Casa da Comédia, inspira-se em "Decameron", o filme realizado em 1971 pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini a partir da obra homónima com contos de Bocaccio (1313-1375), esclarece a companhia teatral Fontenova, com sede em Setúbal.

A assistir na encenação desta produção está o diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, responsável também pelo desenho de luz.

Os intérpretes de "Auto da Índia" são Carlos Pereira, Eduardo Dias, Henrique Gomes, Carina Sobrinho e Graça Ochoa.

Os figurinos são de Maria Luís, a sonoplastia, de Emídio Buchinho, a música de Eduardo Dias e a fotografia e o vídeo de Leonardo Silva.

No Fórum Luísa Todi, "Auto da Índia" pode ser vista na sexta-feira, às 15:00 (para escolas) e às 21h30, no sábado, às 21h30 e, no domingo, às 17h.

Nos dias 30 e 31, haverá novas récitas, às 21h30 e às 17h, respetivamente.

Em abril haverá três representações para escolas: no dia 01, às 11h e às 15h, e, no dia 02, às 11h.

"O Auto da Índia" faz parte do Plano Nacional de Leitura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório