Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presença lusa na Feira do livro de Leipzig cresce "em todos os sentidos"

A presença portuguesa na Feira do livro de Leipzig, que abre hoje, cresceu "em todos os sentidos", com mais autores, mais livros e mais área expositiva, revela Patrícia Severino, conselheira cultural da Embaixada de Portugal na Alemanha.

Presença lusa na Feira do livro de Leipzig cresce "em todos os sentidos"
Notícias ao Minuto

10:27 - 21/03/19 por Lusa

Cultura Edição

Pelo quarto ano consecutivo, Portugal participa na segunda maior feira do livro da Alemanha, e uma das mais importantes da Europa, com dez autores, quase 400 títulos disponíveis e uma área de 48 metros quadrados, numa estratégia conjunta de várias entidades nacionais.

"Estivemos presentes a primeira vez, em 2016, com quatro autores, a Hélia Correia, o João Tordo, o David Machado e a Alexandra Lucas Coelho. É muito bom verificar que a Hélia Correia já foi, entretanto, editada na Alemanha, e este ano, vamos ter também a Raquel Nobre Guerra de volta, que participou no nosso programa literário de Leipzig, em 2017, e regressa precisamente porque também encontrou uma editora e vai ser publicada aqui na Alemanha", revela Patrícia Severino, diretora do Camões -- Centro Cultural Português em Berlim.

Além de livros, em português e alemão, dos autores que estão presentes nesta edição e dos que estiveram nos anos anteriores, há também espaço para nomes como Carlos de Oliveira, Jorge de Sena, Almada Negreiros ou Alexandre O'Neill, num total de quase 400 títulos.

O objetivo, revela Patrícia Severino, é "dar um panorama geral daquilo que é a literatura de hoje em dia em Portugal, mas também um pouco daquilo que foi a literatura portuguesa ao longo da sua história."

"O mais importante aqui, embora a quantidade seja sempre uma referência, é que o número representa uma grande diversidade de livros e de autores que ali estão presentes", acrescenta.

A primeira vez que Portugal participou na Feira do Livro de Leipzig, em 2016, ocupou uma área de 18m2, crescendo nesta edição para 48m2. O número de autores também é, este ano, "mais significativo", com uma lista de dez nomes a marcar presença ao longo dos quatro dias de certame.

"Estabeleceu-se esta lógica, que é a que Portugal adota na área da cultura, e muito especificamente nas feiras do livro, que é ser uma presença de língua portuguesa e não uma presença estritamente de autores portugueses. Este ano teremos dois escritores moçambicanos connosco, Lucílio Manjate e Mbate Pedro e também o José Eduardo Agualusa. É um esforço na perspetiva das relações culturais internacionais, ou seja, não é focado no território nacional", frisa a conselheira cultural da Embaixada de Portugal na Alemanha.

Vão também marcar presença em Leipzig Afonso Cruz, Ana Margarida de Carvalho, Joana Bértholo e Valério Romão, além dos poetas João Luís Barreto Guimarães, e a repetente Raquel Nobre Guerra, que este ano verá publicada a sua primeira edição alemã. Completa a seleção de autores, o poeta Luís Castro Mendes, convidado pela editora Leipziger Literaturverlag, que vai apresentar uma edição bilingue.

"Houve um período largo em que não houve edição de autores portugueses. Há autores como Pessoa, Saramago, Lobo Antunes, que são extremamente conhecidos e que qualquer pessoa identifica como autores de língua portuguesa, mas, mesmo a Sophia de Mello Breyner, que este ano comemora o centenário, e que vamos assinalar no nosso stand e no nosso programa literário, tem apenas uma antologia poética editada aqui na Alemanha, o que é perfeitamente incompreensível", sublinha Patrícia Severino.

A diretora do Camões -- Centro Cultural Português em Berlim, realça o trabalho "muito intenso" de preparação na feira e que faz parte da preparação para 2021, ano em que Portugal vai ser o país convidado em Leipzig.

"A Feira do Livro de Leipzig é muito boa se pensarmos que estamos a lidar com cultura, literatura, com autores, e embora tenha este nome, e embora seja um mercado, é um espaço onde existe um programa paralelo, que é o 'Leipzig Lê', que tem quase quatro mil leituras a decorrer. (...) O mercado editorial alemão tem uma dimensão que justifica também este nosso investimento e esta presença, porque todos os grandes grupos editoriais e as editoras independentes estão ali presentes", assinala.

Pela última edição da Feira do Livro de Leipzig, que começa hoje e termina no próximo domingo, passaram 271.000 visitantes, houve mais de 2.600 expositores e cerca de 3.400 leituras no evento "Leipzig Lê".

A presença da literatura de língua portuguesa nesta edição resulta da parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e da AICEP, com o Ministério da Cultura, representado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Turismo de Portugal, a Embaixada de Portugal na Alemanha, o Camões -- Centro Cultural Português em Berlim, o Ministério da Cultura e do Turismo de Moçambique, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa Fernando Pessoa e a editora C.H. BECK.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório