Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Sem saber o que fazer este fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto? Venha espreitar as borlas culturais que pode aproveitar.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:43 - 22/03/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Mais um fim de semana que chega, um que nos traz a primavera e logo com muito para fazer.

O Notícias ao Minuto 'pôs as mãos na massa' e foi à procura de eventos gratuitos no Grande Porto e na Grande Lisboa, para aproveitar nestes dias 22, 23 e 24 de março.

Num fim de semana em que a poesia está em destaque, há também exposições e boa música para ouvir, pronta para agradar aos mais variados 'paladares' musicais. 

Não se esqueça também que ao domingo há pelo país fora museus e monumentos de portas abertas à espera da sua (gratuita) visita. 

Fique então com as nossas sugestões culturais gratuitas para este fim de semana, no Grande Porto e na Grande Lisboa. 

Grande Lisboa

CCB celebra a Poesia

O Centro Cultural de Belém guardou para este domingo as celebrações do Dia Mundial da Poesia. O centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen é um dos destaques, mas há muito mais para ver, ler e ouvir. Ora espreite aqui o programa completo (a é entrada livre, como se quer nesta agenda, mas convém não chegar demasiado em cima da hora).

Fernando Tordo em Encontro na Fnac

É uma das vozes com mais história da música portuguesa - e uma que está de volta na melhor das companhias. Fernando Tordo voltou ao baú e recuperou músicas suas, agora na companhia das mais diversas figuras que estão a dar cartas na música portuguesa. O resultado intitula-se 'Duetos – Diz-me Com Quem Cantas'. O cantor vai apresentar o novo trabalho num Encontro com duas datas: já esta sexta-feira, pelas 18h30, na Fnac do Chiado. No próximo domingo, pelas 16h30, há nova oportunidade, agora na Fnac de Cascais.

Em Oeiras já se festeja o 25 de Abril

São quase dois meses de iniciativas, em vários locais e de entrada gratuita, que o município de Oeiras recebe a caminho das celebrações dos 45 anos da Revolução dos Cravos. Há exposições, palestras, debates, concertos, visitas guiadas e um sem fim de atividades. O programa completo pode ser consultado aqui

Há música no mercado de Campo de Ourique

O mercado de Campo de Ourique, no coração de um dos mais históricos bairros 'alfacinhas', conta com música para todos os gostos. Neste mês de março, há pequenos e grandes concertos para ver e ouvir no Mercado mais tradicional do país. Este sábado atuam os Philip Stones. Conheça a agenda completa clicando aqui.

A Magia dos Estúdios Aardman

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa (que também merece a visita!), em parceria com o Museu da Marioneta, apresenta a primeira exposição em Lisboa dos britânicos Estúdios Aardman, fundados em 1976 por David Sproxton e Peter Lord e responsáveis por filmes como 'A Ovelha Choné' ou 'A Fuga das Galinhas'. O trabalho meticuloso e divertido destes estúdios conta com exposição de entrada livre. Ao todo são apresentadas 47 marionetas, oito cenários, vários storyboards e vários esquissos. Para visitar até dia 21 de abril, no Museu da Marioneta. Saiba mais aqui.

Além deste solitário carrossel

'Além deste solitário carrossel' vai buscar o seu nome a 'Lonely Carrossel', de Beth Gibbons e Rodrigo Leão. O objetivo é celebrar os 55 anos da Galeria 111. Mais de meia centena de artistas são aqui lembrados, numa prestigiada lista que inclui nomes como Júlio Pomar, Paula Rego ou Vieira da Silva. Patente até dia 30 de março, na Galeria 111, no Campo Grande.

Aquarelas do Descobrimento

Um dos mais importantes trabalhos inspirados na expedição que resultou na descoberta do Brasil chega pela primeira vez em Portugal no dia 9 de março, exatamente 519 anos depois de a armada comandada por Pedro Álvares Cabral partir de Lisboa. As 52 obras que integram a exposição 'Aquarelas do Descobrimento', de Carybé, artista plástico que, ao longo da sua brilhante carreira, retratou o Brasil de forma muito própria. A exposição está patente até dia 4 de maio, no Palácio da Independência (Largo São Domingos, 11 - Lisboa). Para mais informações, clique aqui.

Grande Porto

Slimmy ao Vivo

Slimmy está de volta, e com novo álbum - 'I'm not crazy, I'm in love' - nos escaparates. O músico vai apresentar o seu quarto álbum, com canções novas em português e em inglês, já esta sexta-feira, ao vivo, pelas 18h30, na Fnac de Santa Catarina. Se esta data não der jeito, pode vê-lo ainda esta sexta-feira, pelas 22h, na Fnac do Norte Shopping, e no sábado, pelas 22h, na Fnac do Mar Shopping.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Bom Sucesso, boa música

Todos os fins de semana há música para ouvir ao vivo no Mercado Bom Sucesso. Entre uma descoberta gastronómica, há música para os mais diversos gostos a acompanhar. Este sábado, pelas 22h, Be Jazz.

Há história no Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 

Quando Largo Amor de Perdição - Porto
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Entre a vasta oferta cultural do Porto há oportunidades que pode aproveitar em função do calendário. É o caso do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, que embora tenha um valor de entrada simbólico (2,20 euros), pode ser visitado gratuitamente ao fim de semana. O museu fica num edifício de finais do século XVIII, integrado na Quinta da Macieirinha. Além do espaço interior, 'à antiga', o espaço envolvente também merece uma espreitadela.

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, em Matosinhos, com ateliers criados a pensar na pequenada. Este domingo, dia 24 de março, não é exceção. É gratuito mas a inscrição será necessária. Saiba mais clicando aqui.

No MAR Shopping também há magia

Todos os meses há uma noite gratuita de magia para os adeptos se deixarem deslumbrar (ou dedicarem tempo a tento perceber como é que o truque é feito). Esta sexta-feira, pelas 21h, será Ruben Félix a dar-nos magia. Aproveite!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório