Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O Woodstock faz 50 anos e já conta com nomes de peso no cartaz

O 'pai' dos festivais de verão celebra este ano 50 anos.

O Woodstock faz 50 anos e já conta com nomes de peso no cartaz
Notícias ao Minuto

11:57 - 20/03/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Música

Woodstock celebra este ano o 50.º aniversário da primeira edição do festival.

A organização já divulgou o cartaz e há nomes de peso a ter em conta. O cartaz foi apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa de que a Variety dá conta.

Entre os artistas já confirmados destacam-se nomes como Jay-Z, Black Keys, Chance the Rapper, Miley Cyrus, Imagine Dragons, mas também Raconteurs (banda de Jack White), Robert Plant (vocalista dos históricos Led Zeppelin), Run the Jewels, Cage the Elephant, Janelle Monáe, Brandi Carlile, Portugal the Man (não são portugueses mas pediram o nome de Portugal 'emprestado'), Pussy Riot (que integram movimento russo pouco apropriado pelo regime de Putin), entre outros.

Notícias ao MinutoCartaz Woodstock 2019© Facebook

Os 50 anos de Woodstock celebram-se ainda com atuações de alguns artistas que integraram o cartaz original, como foi o caso do guitarrista Santana, de John Fogerty, dos Creedence Clearwater Revival, de John Sebastian, entre outros.

O Woodstock este ano decorre nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Watkins Glen, no estado de Nova Iorque.

Foi em 1969 que o Woodstock se deu a conhecer ao mundo com um cartaz que ainda hoje é apreciado: Crosby, Stills, Nash & Young; Joan Baez; Janis Joplin; Jimi Hendrix; Joe Cocker, Grateful Dead e The Who são alguns dos artistas que ajudaram a fundar Woodstock.

Tradicionalmente, as edições que assinalam marcos históricos de Woodstock nem sempre foram pacíficas. Em 1994, quando celebrava os 25 anos de festival, foi destaque a luta de lama entre Green Day e membros do público. Em 1999, a edição que celebrava os 30 anos do evento contou com vários episódios de violência e histórias de violações que afetaram a mensagem de 'paz e amor' que Woodstock trazia como lema, ainda do final da década de 60.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório