Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Cristiana Morganti leva movimento de Pina Bausch ao Teatro Campo Alegre

O espetáculo 'Moving with Pina', de Cristiana Morganti, em estreia nacional no dia 22 de março no Teatro do Campo Alegre, no Porto, é uma homenagem à coreógrafa Pina Bausch e "uma peça pessoal e sincera", segundo a autora.

Cristiana Morganti leva movimento de Pina Bausch ao Teatro Campo Alegre
Notícias ao Minuto

13:57 - 19/03/19 por Lusa

Cultura 'Moving with Pina'

Cristiana Morganti, ex-bailarina da companhia de Pina Bausch, mostra-se em 'Moving with Pina' ('Movendo-se com Pina', em tradução livre do inglês), um espetáculo que retrata os 25 anos em que trabalhou com a coreógrafa e bailarina alemã que morreu a 30 de junho de 2009.

"O espetáculo que vou apresentar no Porto é antigo, mas, na verdade, nem é um espetáculo. É uma conferência de dança, ou seja, vamos falar sobre o meu trabalho com a Pina Bausch. Opto por contar as histórias de uma visão muito pessoal, até com anedotas contadas por ela", disse Morganti à agência Lusa.

A coreógrafa italiana relembra que Bausch, "que é vista quase como um 'guru' da dança", "era uma pessoa real, com muito sentido de humor" e "os espectadores vão conhecer no espetáculo uma outra face da coreógrafa".

"Um dos sonhos da Pina Bausch era que o público fosse aos seus espetáculos e que fosse absolutamente livre para ver o que quisesse nas performances. Ela não gostava de empurrar o público para uma visão formatada do seu trabalho. Por isso, não havia mensagem a passar", explicou a bailarina sobre o propósito das peças coreografadas pela artista alemã.

Quanto à escolha dos bailarinos para a companhia, Morganti explicou que Pina "não queria ter dançarinos que parecessem atletas no palco", mas sim "pessoas reais que soubessem dançar de uma forma fantástica".

"A Pina sentia que os corpos de pessoas normais eram mais interessantes do que corpos trabalhados dos dançarinos mais convencionais. Todos os dançarinos da companhia de Bausch tinham um nível técnico muito alto. Não tinham corpos perfeitos, mas tinham uma técnica perfeita e, claro, uma personalidade fantástica", lembrou.

A bailarina vai estar "completamente sozinha em palco", esclareceu: "Só vou levar um técnico de som. Mas vou estar sozinha, à exceção de uma cadeira, dois pares de sapatos e um copo".

"Algumas peças da Pina Bausch estão a ficar cada vez mais proféticas. O mundo está a evoluir de um modo tão horrível que as peças são absolutamente proféticas dos tempos que estamos a viver", disse a bailarina sobre a atualidade das coreografias de Bausch.

Hoje, às 19h00, será exibido o filme 'Pina Bausch - Lissabon Wuppertal Lisboa' e, no final da sessão, o bailarino e coreógrafo Miguel Pereira irá partilhar a sua breve experiência profissional com Pina Bausch, numa conversa com o público.

O espetáculo 'Moving with Pina' chega ao Teatro Municipal do Porto na sexta-feira, mas antes está marcada uma conversa entre Cristiana Morganti e os alunos do Ginasiano Escola de Dança, de Vila Nova de Gaia, na quinta-feira, às 12h00, no ginásio da escola.

A bailarina Mafalda Deville irá fazer um aquecimento paralelo ao espetáculo de Cristiana Morganti, no sábado, às 17h00, na sala de ensaios do Teatro Campo Alegre, com entrada gratuita para os espectadores que compraram o bilhete para o espetáculo.

O espetáculo repete, no palco do Teatro do Campo Alegre, no sábado à mesma hora.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório