Meteorologia

  • 23 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Loomings e Isildurs Bane & Peter Hammill apresentam álbuns em Gouveia

O festival Gouveia Art Rock (GAR) 2019, que vai decorrer nos dias 04 e 05 de maio em Gouveia, na Serra da Estrela, inclui a apresentação de dois álbuns dos Loomings e Isildurs Bane & Peter Hammill.

Loomings e Isildurs Bane & Peter Hammill apresentam álbuns em Gouveia
Notícias ao Minuto

12:15 - 18/03/19 por Lusa

Cultura Festival

"Este ano, o festival é ainda mais especial ao incluir o lançamento/apresentação de dois álbuns em concertos dos seus autores. Referimo-nos a 'Weirdo', pelos Loomings, e a 'In Amazonia', pelos Isildurs Bane e Peter Hammill", disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara Municipal de Gouveia, entidade que organiza o evento.

A mesma fonte acrescentou que o trabalho 'In Amazónia' foi "comissionado pelo Município de Gouveia e pelo próprio festival, propositadamente para ter a sua 'première' mundial nesta edição do GAR", algo que julga ser "inédito ao nível da música progressiva".

Segundo a autarquia de Gouveia, o evento que vai na 16.ª edição, é "um festival eclético", abrangendo a edição de 2019 "a música tradicional japonesa, a música clássica e a música progressiva com grandes músicos mundiais".

Do cartaz constam os músicos Luca Stricagnoli (Itália) e Meg Pfeiffer (Alemanha), The Loomings (França), The Advent of March (Bélgica), Isildurs Bane (Suécia), Peter Hammill (Inglaterra), Courtney Swaine (Estados Unidos da América), Wobbler (Noruega),Karin Nakagawa (Japão), Filipe Quaresma (Portugal) e Salut Salon (Alemanha).

O GAR é "o único festival português" do género e um "dos melhores festivais do panorama mundial de música progressiva", de acordo com a entidade promotora.

Os concertos do festival vão decorrer no Teatro Cine de Gouveia.

O Gouveia Art Rock teve a sua primeira edição em 2003 e é inteiramente dedicado ao rock progressivo, sendo considerado "um dos maiores e mais importantes festivais do mundo da música progressiva".

Segundo a organização, o festival "baseia-se no género musical conhecido como rock progressivo (também abreviado para 'prog rock' ou simplesmente 'prog'), um estilo (...) com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 1960 em Inglaterra e que se tornou muito popular na década seguinte, contando ainda hoje com muitos adeptos".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório