Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Esculturas de Júlio Pomar criadas em Paris em 'Então e a escultura?'

A exposição 'Júlio Pomar - Então e a escultura?' vai apresentar, na Galeria Valbom, em Lisboa, um conjunto de esculturas em bronze produzidas pelo artista, em Paris, entre 2003 e 2004.

Esculturas de Júlio Pomar criadas em Paris em 'Então e a escultura?'
Notícias ao Minuto

13:17 - 14/03/19 por Lusa

Cultura Exposição

O título da exposição, que tem por objetivo homenagear Júlio Pomar, segundo a galeria, é uma "provocação" propositada, referenciando o texto do artista referente à pintura 'Então e a pintura?', publicado pelas Edições Dom Quixote, em 2001.

Pintor e escultor, nascido em Lisboa, em 1926, Júlio Pomar, falecido em maio do ano passado, aos 92 anos, deixou um trabalho que é considerado de referência na história da arte moderna e contemporânea.

As 22 peças de bronze são acompanhadas nesta exposição por sete 'assemblages', 73 desenhos, que se repartem por sucessivos núcleos com início cronológico em 1946, e 75 publicações ilustradas por Júlio Pomar.

Também serão exibidos álbuns e livros de artista, "de modo a contextualizar uma vertente que igualmente é central na sua produção artística", segundo a galeria.

A publicação que acompanha a exposição, produzida em conjunto com a editora Caleidoscópio, apresenta reproduções de todas as obras expostas e um conjunto de textos da autoria do escritor Nuno Júdice, das investigadoras Ana Cristina Cachola e Joana d'Oliva Monteiro, das curadoras Marta Espiridão e Raquel Guerra e da historiadora de arte Teresa Neto, sobre as várias componentes desta mostra.

A exposição vai ser inaugurada no sábado, numa sessão a decorrer das 17h00 às 20h00, e tem entrada livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório