Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Festival em Évora 'rende' tributo ao jazz que "apaixona multidões"

Concertos, palestras, 'workshops' e uma exposição de fotografia preenchem o programa da 2.ª edição do Évora Jazz Fest, um festival dedicado a este género musical e que decorre, entre sexta-feira e domingo, nesta cidade alentejana.

Festival em Évora 'rende' tributo ao jazz que "apaixona multidões"
Notícias ao Minuto

10:46 - 14/03/19 por Lusa

Cultura Música

O evento cultural é promovido pela Câmara de Évora, com produção da Euphonia, e tem lugar pelo 2.º ano consecutivo, depois "do sucesso alcançado na edição de 2018", destacou hoje a organização.

Segundo o município, o festival constitui um tributo ao jazz, "género musical que apaixona multidões", e o centenário Teatro Garcia de Resende vai ser "palco" de quase todas as atividades artísticas programadas.

"Além da qualidade dos grupos" que vão atuar, o festival "demarca-se dos demais eventos similares do panorama nacional por fazer do jazz um elemento de ligação entre diversos estilos artísticos", ou seja, "por fazer do jazz um eixo central para o desenvolvimento de várias artes", assinalou a câmara.

O cartaz do festival arranca às 21:00 de sexta-feira, com a inauguração da exposição "Jazz, uma história a preto e branco", de Anabela Carreira, que vai poder ser visitada pelo público no 'foyer' do Teatro Garcia de Resende.

Os "convidados" musicais da noite são os grupos Victor Zamora Trio, composto por Victor Zamora (piano), Leo Espinosa (baixo) e José Salgueiro (bateria), e Havana Way, com Raúl Reyes, Victor Zamora, Leo Espinosa e Osvaldo Pegudo e os bailarinos Maximo Zequeira e Francesca Negro.

O programa de sábado começa logo de manhã, com um 'workshop' de Combos/Orquestra ministrado por Claus Nymark, no Auditório da Universidade de Évora (UÉ), seguindo-se, de tarde, no teatro, a atuação dos combos de alunos da escola Ofício das Artes (OFA), de Montemor-o-Novo, e do Hot Club, de Lisboa, e uma palestra sobre a história da bateria, por Eduardo Lopes.

A "banda sonora" da noite reserva várias atuações, a primeira delas do projeto VEIA, que junta Elisa Rodrigues, "considerada cantora revelação jazz" com o seu disco "Heart Mouth Dialogues", e Isabel Rato, um "dos nomes femininos mais relevantes da nova geração de compositores jazz", com o seu álbum "Para além da curva da estrada".

Os outros concertos são os do Ricardo Toscano Quarteto, com João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Pereira, e da formação Seven Dixie, formada por Patrícia Camelo, João Carlos Araújo, Rodrigo Lino, Nuno Lopes, João Rasteiro, Sérgio Galante, André Domingos e Mário Lopes.

Um novo 'workshop' de Combos/Orquestra por Claus Nymark abre a última jornada do festival, na UÉ, tendo lugar, durante a tarde, no Garcia de Resende, mais apresentações de combos, desta vez da Escola de Jazz do Barreiro e da Jb Jazz e novamente da OFA.

O programa fica completo com um concerto da Orquestra de Jazz da Universidade de Évora (OJUÉ), de tarde, e espetáculos, à noite, do trio espanhol Sumrrá (Manuel Guiterrez, Xacobe Martínez e L.A.R. Legido) e de Beck & Lopes Grupo + Jam Session (com Felippe Figueiredo, Rafael Foncubierta, Ivan Beck e Mário Lopes).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório