Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

É hora de espreitar as borlas culturais que pode aproveitar na Grande Lisboa e no Grande Porto este fim de semana.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:06 - 15/03/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

O Notícias ao Minuto esteve à procura de sugestões culturais gratuitas, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Do 'baú' deste mês de março há tanta coisa boa que até dura até abril. É o caso, por exemplo, da vasta programação que Oeiras nos reserva para celebrar os 45 anos da Revolução dos Cravos e que já está em andamento.

Mais a Norte, há também muito para aproveitar, com destaque para a voz e música de JP Simões.

O melhor mesmo é aproveitar estes dias, que têm sido de bom tempo, e não ficar por casa. Há muito para fazer, sem que a carteira se queixe. Fique com as nossas sugestões para estes dias 15, 16 e 17 de março.

Grande Lisboa

O Terreiro do Paço conta-nos histórias

O Terreiro do Paço conta esta semana com novo espectáculo de 'video mapping', uma experiência especial que nos conta histórias de cor e movimento, nas fachadas de um dos locais mais turísticos da capital. 'Macau, uma Viagem Lendária' é o nome do espectáculo em destaque, uma viagem impressionante focada no ponto do globo em que, mesmo tão longe, China e Portugal se tocam, tudo a partir da lenda da Deusa A-Má.

Esta sexta-feira é a última oportunidade. Há sessões às 20h, 21h e 22h. Imperdível!

Em Oeiras já se festeja o 25 de Abril

São quase dois meses de iniciativas, em vários locais e de entrada gratuita, que o município de Oeiras recebe a caminho das celebrações dos 45 anos da Revolução dos Cravos. Há exposições, palestras, debates, concertos, visitas guiadas e um sem fim de atividades. O programa completo pode ser consultado aqui

A Magia dos Estúdios Aardman

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa (que também merece a visita!), em parceria com o Museu da Marioneta, apresenta a primeira exposição em Lisboa dos britânicos Estúdios Aardman, fundados em 1976 por David Sproxton e Peter Lord e responsáveis por filmes como 'A Ovelha Choné' ou 'A Fuga das Galinhas'.

O trabalho meticuloso e divertido destes estúdios conta com exposição de entrada livre. Ao todo vão ser apresentadas 47 marionetas, oito cenários, vários storyboards e vários esquissos. Para visitar até dia 21 de abril, no Museu da Marioneta. Saiba mais aqui.

Aquarelas do Descobrimento

Um dos mais importantes trabalhos inspirados na expedição que resultou na descoberta do Brasil chega pela primeira vez em Portugal no dia 9 de março, exatamente 519 anos depois de a armada comandada por Pedro Álvares Cabral partir de Lisboa. As 52 obras que integram a exposição 'Aquarelas do Descobrimento', de Carybé, artista plástico que, ao longo da sua brilhante carreira, retratou o Brasil de forma muito própria. A exposição está patente até dia 4 de maio, no Palácio da Independência (Largo São Domingos, 11 - Lisboa). Para mais informações, clique aqui.

Além deste solitário carrossel

'Além deste solitário carrossel' vai buscar o seu nome a 'Lonely Carrossel', de Beth Gibbons e Rodrigo Leão. O objetivo é celebrar os 55 anos da Galeria 111. Mais de meia centena de artistas são aqui lembrados, numa prestigiada lista que inclui nomes como Júlio Pomar, Paula Rego ou Vieira da Silva. Patente até dia 30 de março, na Galeria 111, no Campo Grande.

Descubra o Museu Nacional do Desporto

Num país que tem no desporto algumas das suas mais destacadas figuras a nível internacional, é sempre bom lembrar os primórdios do desporto no nosso país. No Palácio da Foz, na Praça dos Restauradores, o Museu Nacional do Desporto está de portas abertas à sua visita. Saiba mais aqui.

Há música no mercado de Campo de Ourique

O mercado de Campo de Ourique, no coração de um dos mais históricos bairros 'alfacinhas', conta com música para todos os gostos. Neste mês de março, há pequenos e grandes concertos para ver e ouvir no Mercado mais tradicional do país. Conheça a agenda completa clicando aqui.

Grande Porto

JP Simões ao vivo

Tem sido um sucesso, o Mercado Bom Sucesso, com música ao vivo para desfrutar todos os fins de semana. Este sábado não é exceção e o nome é especial: JP Simões (Quinteto Tati, Belle Chase Hotel), voz da música portuguesa que, a solo ou acompanhado, leva já duas décadas da melhor música nacional. 

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Entre a vasta oferta cultural do Porto há oportunidades que pode aproveitar em função do calendário. É o caso do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, que embora tenha um valor de entrada simbólico (2,20 euros), pode ser visitado gratuitamente ao fim de semana. O museu fica num edifício de finais do século XVIII, integrado na Quinta da Macieirinha. Além do espaço interior, 'à antiga', o espaço envolvente também merece uma espreitadela.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 

Quando Largo Amor de Perdição - Porto
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

O Iluminismo Agora

A Fnac continua com uma agenda variada. Esta sexta-feira, pelas 21h30, a Fnac do Gaia Shopping recebe a 'talk' O Iluminismo Agora, promovida pelo Clube Filosófico do Porto. Aproveite!

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, em Matosinhos, com ateliers criados a pensar na pequenada. Este domingo, dia 17 de março, não é exceção. É gratuito mas a inscrição será necessária. Saiba mais clicando aqui.

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório