Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

'A Aluna Americana' retrata o Portugal do final da década de 60

Livro é apresentado no dia 26 de março às 18h30 por Rita Ferro no El Corte Inglés, em Lisboa.

'A Aluna Americana' retrata o Portugal do final da década de 60
Notícias ao Minuto

19:00 - 11/03/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

O Portugal de novembro de 1968 é um Portugal ainda cinzento, apesar da moda internacional das cores garridas. O Portugal de novembro de 1968 é também um Portugal esperançoso de que a ‘Primavera Marcelista’ traga a liberdade tão desejada ao fim de 35 anos de Estado Novo.

Os portugueses sonham às escondidas com os progressos sociais e económicos que vão sabendo que brotam no mundo ocidental, mas que a censura teima em não deixar entrar em terras lusitanas.

É neste contexto que o professor universitário José Duarte Cincinnato de Sousa conhece Isabel Botelho, uma aluna acabada de chegar dos Estados Unidos da América.

‘A Aluna Americana’ conta a história da relação entre professor e aluna que “nos faz frequentemente passar da desempoeirada amplidão dos mundos exteriores para a estreita pequenez de um Portugal fechado”.

Este romance, entre um homem conservador e uma mulher moderna, é apenas o meio de transporte que o autor escolheu para nos fazer viajar por um país que começa a despertar para a modernidade, o que faz com que o conservadorismo e o liberalismo travem duras batalhas.

A obra é da autoria do professor e investigador João Pedro Marques que é também o responsável por outros livros de sucesso como ‘Vento de Espanha’, ‘Do Outro Lado do Mar’, ‘O Estranho Caso de Sebastião Moncada’, entre outros.

Notícias ao MinutoO livro é editado pela Porto Editora e está à venda por 16,60 euros© Porto Editora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório