Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Museu de Arte Popular mostra peças inéditas de Sofia de Medeiros

A exposição 'O Fio Invisível', com trabalhos realizados por Sofia de Medeiros que conjugam investigação etnográfica e prática artística, incluindo alguns inéditos criados para o Museu de Arte Popular, em Lisboa, abre ao público na quinta-feira.

Museu de Arte Popular mostra peças inéditas de Sofia de Medeiros
Notícias ao Minuto

19:30 - 06/03/19 por Lusa

Cultura 'O Fio Invisível'

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a mostra é hoje inaugurada, pelas 18:30, e tem a particularidade de permitir que o público toque nas obras, ficando patente até 30 de junho de 2019.

Intitulada 'O Fio Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros', a exposição situa-se "no cruzamento entre a arte contemporânea e a arte popular", e contém alguns dos trabalhos realizados por Sofia de Medeiros entre 2012 e 2017.

A artista também criou um conjunto de obras inéditas, expressamente realizadas para três salas do Museu de Arte Popular, colocadas em diálogo com uma seleção de documentação de arquivo, e de objetos das coleções daquele museu e do Museu Nacional de Etnologia, também em Lisboa.

O percurso artístico que a artista tem vindo a desenvolver desde a década de 1990 conjuga, como a exposição pretende sublinhar, "uma forte componente de investigação etnográfica e a sua experiência vivida deste património de tradições culturais em diálogo com a sua prática artística".

"Inspirada no saber fazer e habilidades manuais no domínio do artesanato, o trabalho da artista açoriana torna inseparáveis a reflexão teórica das manualidades e habilidades técnicas em torno da abordagem de temas diversos, como os rituais e as tradições religiosas, o trabalho artesanal, assim como o papel da mulher e as questões de género", descreve a DGPC numa nota de imprensa.

Para além das reflexões de caráter teórico que suscita em torno destas questões, a exposição constitui também "um convite à experiência sensorial por parte do visitante, a quem é permitido não apenas ver, mas também tocar as obras que resultam do imaginário" de Sofia de Medeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório