Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Espreite as borlas culturais que há para aproveitar na Grande Lisboa e no Grande Porto este fim de semana.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:00 - 08/03/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

O mês de março já nos trouxe alguma chuva mas este fim de semana reserva-nos sol, segundo as previsões.

Nada melhor do que aproveitar o bom tempo para sair de casa.

Como já é hábito, o Notícias ao Minuto esteve à procura de algumas sugestões culturais amigas da carteira, na Grande Lisboa e no Grande Porto, para aproveitar nestes dias 8, 9 e 10 de março.

Há música, cinema, exposições e muito mais para aproveitar.

Fique com as nossas sugestões.

Grande Lisboa

ABECEDÁRIO é o nome do festival literário que entre estes dias 8 e 11 de março tem muito para nos dar. A iniciativa da Cabine de Leitura em colaboração com três livrarias independentes de Lisboa (Barata, Tigre de Papel e Leituria) conta homenagear uma palavra todos os anos. Fronteira é o termo a ter em conta nesta edição. 

Durante quatro dias, mais de 50 atividades, incluindo leituras, reuniões literárias, debates, cafés literários e concertos, têm lugar em livrarias, bibliotecas e cafés de quatro freguesias de Lisboa (Areeiro, Alvalade Avenidas Novas e Arroios) numa genuína manifestação cultural da língua portuguesa. Acompanhe tudo aqui

Exposição de Fotografia a partir de livro de José Cardoso Pires

A partir deste sábado, 9 de março (inauguração às 17h), até ao próximo dia 25 deste mês, há exposição de fotografia inspirada numa certa Lisboa de José Cardoso Pires para descobrir. A mostra está patente na Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa, na Rua Júlio Andrade,entre os Mártires da Pátria e o Jardim do Torel, dois espaços verdes de Lisboa que também são merecedores da sua atenção. Mais informações aqui.

A Magia dos Estúdios Aardman

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa (que também merece a visita!), em parceria com o Museu da Marioneta, apresenta a primeira exposição em Lisboa dos britânicos Estúdios Aardman, fundados em 1976 por David Sproxton e Peter Lord e responsáveis por filmes como 'A Ovelha Choné' ou 'A Fuga das Galinhas'.

O trabalho meticuloso e divertido destes estúdios conta com exposição de entrada livre. Ao todo vão ser apresentadas 47 marionetas, oito cenários, vários storyboards e vários esquissos. Para visitar até dia 21 de abril, no Museu da Marioneta. Saiba mais aqui.

O Rossio é de Ana Jotta

Do Porto, mais concretamente de Serralves, 'Joana', projeto da autoria da portuguesa Ana Jotta, chega um conjunto de peças, que encontrou nova casa para os próximos tempos. As obras estão penduradas no teto do primeiro piso da Estação do Rossio, à espera da sua visita. Mostra patente até 20 de junho de 2019.

Nasty women Exhibition

A Galeria Monumental, em Lisboa, recebe uma mostra de três dias com trabalhos de artistas de todo o mundo que se juntam a um movimento artístico global, sem receios de 'falar' em direitos das mulheres através de pinturas, gravuras ou fotografias. 

Há dança no mercado da Time Out

A Time Out ajudou a dar novo fôlego a um dos mais típicos e já 'velhinhos' mercados de Lisboa. Aqui, a primeira sexta-feira do mês é sinónimo de dança e há até aula aberta para ajudar os mais inexperientes a dar os 'primeiros passos'.

Grande Porto

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados,o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Os contos de Edgar Allan Poe ilustrados

Os contos do universo fantástico de Edgar Allan Poe tiveram direito a tributo através de ilustrações. 'Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe' é o nome da exposição que conta com o trabalho de 28 artistas nacionais. Para descobrir na Fnac do MAR Shopping, até dia 3 de abril. Saiba mais aqui.

Mercado leva a alegria à Foz do Douro

Este domingo, 10 de março, o Jardim do Passeio Alegre recebe a segunda edição do mês do Mercado da Alegria. Aberto entre as 10h e as 18h.

Há música no Mercado Bom Sucesso

Tem sido um sucesso, o Mercado Bom Sucesso, com música ao vivo para desfrutar todos os fins de semana. Este sábado não é exceção. Há música de Mu Chebabi para descobrir, a partir das 22h. Saiba mais aqui.

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, em Matosinhos, com ateliers criados a pensar na pequenada. Este domingo não é exceção. É gratuito mas a inscrição será necessária. Para inscrições e mais informações clique aqui.

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 

Quando Largo Amor de Perdição - Porto
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório