Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arata Isozaki distinguido com 'nobel' da arquitetura de 2019

O arquiteto é o oitavo japonês a receber o galardão.

Arata Isozaki distinguido com 'nobel' da arquitetura de 2019
Notícias ao Minuto

15:22 - 05/03/19 por Sara Gouveia

Cultura Pritzker

Arata Isozaki, de 87 anos, é o vencedor da edição de 2019 do Prémio Pritzke, o mais importante galardão de arquitetura. O anúncio foi feito esta terça-feira pela organização.

O arquiteto é o oitavo japonês a ganhar o galardão. Formou-se na Universidade de Tóquio em 1954 e já antes de si tinha sido distinguido com este prémio o seu mentor Kenzo Tange, em 1987.

Um dos factores que Isozaki considera fundamentais para a sua escolha de carreira foi o facto de ter nascido em Ōita, na ilha japonesa de Kyushu, e de quando tinha 14 anos Hiroshima e Nagasaki terem sido bombardeados durante a Segunda Guerra Mundial.

"Quando tinha idade suficiente para começar a perceber o meu mundo, a minha cidade natal foi destruída desabafou. Do outro lado da costa foi largada a bomba atómica em Hiroshima, por isso cresci perto do 'ground zero'. Estavam completamente em ruínas e não tinha qualquer arquitetura, edifícios ou cidade", explicou na sua biografia disponibilizada pela página do prémio.

"A minha primeira experiência com a arquitetura foi o vazio de arquitetura e comecei a considerar como é que as pessoas poderiam reconstruir as suas casas e cidades", refere ainda.

Aquando do anúncio do prémio, o júri referiu-se ao arquiteto como “possuindo um profundo conhecimento da história e teoria arquitetónica, e abraçando o 'avant-garde', nunca reproduziu meramente o status quo, mas a sua procura incessante por arquitetura significativa refletiu-se nos seus edifícios que até hoje, desafiam categorizações estilísticas, estão em constante evolução e são sempre frescos na sua abordagem”.

O prémio internacional foi criado em 1979, pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado como o 'nobel' da arquitetura e vai este ano na sua 40.ª edição. Consiste em 100 mil dólares (cerca de 87 mil euros) e é dado todos os anos a um arquiteto ou arquitetos em vida por conquistas significativas.

Recorde-se que os arquitetos portugueses Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, já venceram o Pritzker, em 1992 e 2011, respetivamente.

Isozaki é o 46º laureado com o prémio Pritzker e a cerimónia de entrega do prémio vai ter lugar em França em maio deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório