Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Figueira de Castelo Rodrigo organiza no sábado o 'Entrudo Lagarteiro'

A aldeia de Vilar de Amargo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, revive no sábado o 'Entrudo Lagarteiro', que inclui a utilização de máscaras feitas com rendas e cortiça, foi hoje anunciado.

Figueira de Castelo Rodrigo organiza no sábado o 'Entrudo Lagarteiro'
Notícias ao Minuto

16:35 - 01/03/19 por Lusa

Cultura Guarda

Segundo a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, trata-se de "uma celebração que envolve toda a comunidade" e que incluirá "muita alegria e animação".

A tradição contempla "mulheres mascaradas de homens e homens de mulher, com rendas e máscaras de cortiça a esconder a face para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem aos outros".

O presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, disse hoje à agência Lusa que o evento, organizado pela Associação Lagarto, com o apoio da autarquia, permitiu recuperar "o Entrudo das viúvas" da aldeia de Vilar de Amargo.

Paulo Langrouva contou que, segundo a tradição, são feitas rendas propositadamente para os foliões taparem o rosto nesta quadra festiva.

"Antigamente, o Carnaval era festejado com a cobertura das faces com rendas. As pessoas iam todas vestidas de preto e depois tapavam [o rosto] com rendas brancas. Nós estamos a recuperar isso", afirmou.

O autarca lembrou que a tradição carnavalesca de Vilar de Amargo também está relacionada com a feitura de máscaras em cortiça.

Segundo o responsável, devido a esta tradição de Carnaval, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo já foi convidado para participar no Festival Ibérico da Máscara, em Lisboa.

O programa do 'Entrudo Lagarteiro' de Vilar de Amargo começa pelas 09h00 de sábado e termina com um baile de máscaras, que começa pelas 00h30 de domingo.

Do cartaz destaca-se o lançamento do livro "As viúvas do Entrudo de vilar de amargo (16h00), o Velório do Entrudo (16h30), a queima do Entrudo (20h30) e À volta do Caldo das viúvas (19h00).

Estão também programadas atividades de animação, música, teatro de rua e um espetáculo de malabarismo e de fogo.

"Coloque uma máscara de renda a rigor, venha conhecer um Entrudo típico da Beira Interior", é o desafio lançado pela organização aos visitantes e aos foliões que pretendam associar-se ao 'Entrudo Lagarteiro' de Figueira de Castelo Rodrigo, um município localizado junto da fronteira com Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório