Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Fim de semana com butelo e Caretos em Bragança

O fim de semana que antecede o Carnaval convida a degustar butelo com casulas e à folia dos Caretos, em Bragança, numa iniciativa do município que arranca hoje e alia as duas tradições da época no concelho.

Fim de semana com butelo e Caretos em Bragança
Notícias ao Minuto

15:35 - 01/03/19 por Lusa

Cultura Carnaval

Até domingo, decorre mais um Festival do Butelo e das Casulas, em que o enchido de ossos e as cascas de feijão secas cozidas estão em destaque, e este ano animado pelo Carnaval dos Caretos, os típicos mascarados transmontanos das Festas dos Rapazes.

A autarquia decidiu juntar as duas tradições num evento único para "tentar atrair mais visitantes", contribuindo desta forma "para a dinamização económica do concelho", segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias.

Na praça central da cidade de Bragança, a Camões, está instalada uma tenda onde será serviço o prato típico do Carnaval neste concelho e vendido o Butelo, que durante anos foi o "parente pobre" do fumeiro regional, como enchido para aproveitar as partes menos nobres do porco, que era comido nos dias antes da Quaresma.

Há mais de uma década, o Butelo ganhou visibilidade com uma confraria e passou a ser o motivo do festival e de semanas gastronómicas como a que decorre também por estes dias em 28 restaurantes do concelho, com as ementas a promoverem o volumoso enchido.

No festival há também lugar para outros produtos regionais, teatro e outras encenações como a recriação dos rituais de antigamente em que os Caretos iam pelas casas da aldeia a "assaltar" o fumeiro confecionado nos dias frios de inverno para as refeições e merendas durante o ano.

A inovação estará também aliada à tradição neste festival em que chefes de cozinha da região vão fazer demonstrações gastronómicas com os pratos típicos regionais.

O Carnaval tem também desfile em Bragança, no domingo, com cerca de mil figurantes esperados e trajados a rigor com as máscaras e fatos das tradições regionais.

Grupos de caretos locais, as escolas e utentes de instituições sociais do concelho participam neste desfile que termina com a queima do Diabo, na Praça Cavaleiro Ferreira.

Os rituais de Carnaval encerram, em Bragança, no dia depois do Carnaval, com a tradição da Quarta-feira de Cinzas em que saem à rua a Morte, o Diabo e a Censura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório