Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Blaya na abertura das festas da cidade de Santarém

A cantora Blaya abre, dia 15 de março, o programa das festas da cidade de Santarém, que inclui a inauguração, dia 19, feriado municipal, da exposição 'Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)'.

Blaya na abertura das festas da cidade de Santarém
Notícias ao Minuto

17:24 - 28/02/19 por Lusa

Cultura Espetáculos

A exposição, patente até dezembro no Jardim Porta do Sol, pretende mostrar como foi a evolução desde que a antiga vila ascendeu à categoria de cidade, ao longo do último século e meio, tendo ainda várias estruturas distribuídas por "seis lugares icónicos da cidade", afirma uma nota do município.

As Festas de S. José, que decorrem no Campo Emílio Infante da Câmara, estendem-se de 15 a 19 de março, contando, além do concerto com Blaya, com as atuações de David Antunes, no dia 16, de Fernando Daniel, no dia 18, e com a Orquestra Típica Scalabitana, no dia 16, na Casa do Campino.

O programa inclui ainda, no dia 17, uma Noite de Fados, com homenagem ao guitarrista escalabitano Carlos Velez e a Vítor Rodrigues, autor de letras para fados/canções sobre o Ribatejo, e no dia 18, após o concerto com Fernando Daniel, a partir das 24h00, atuação das tunas do Instituto Politécnico de Santarém.

Coincidindo o feriado municipal com o dia de S. José, patrono dos carpinteiros e artífices, as festas da cidade de Santarém mantêm a tradição da celebração, no dia 19, de uma missa presidida pelo bispo da diocese, José Traquina, com a participação do Schola Cantorum da Catedral de Santarém, a que se segue a Procissão em Honra de S. José, afirma a nota.

Ao longo dos cinco dias, na Casa do Campino e nos espaços envolventes, há divertimentos, artesanato, tasquinhas, bares, atuação de ranchos folclóricos, campinos, festivais taurinos, jogos de condução e perícia com cabrestos, insufláveis, entre outras iniciativas.

Com o apoio do município, que oferece bilhetes à população, disponibilizados nas juntas de freguesia, a Praça Maior, associação que tem como objetivo revitalizar a Praça de Toiros Monumental Celestino Graça, realiza dia 17 à tarde a primeira corrida de toiros da temporada, a Corrida de Toiros das Festas de S. José, com a participação dos cavaleiros João Moura, António Telles e Francisco Palha, os grupos de Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca e seis toiros de Cunhal Patrício.

O programa inclui ainda a exposição "Histórias com pedra", trabalhos realizados pelos alunos dos jardins de infância do concelho, no convento de S. Francisco, e a realização, no dia 19, de uma caminhada organizada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém, com a mensagem de que "Nascer em Santarém é bom".

O município quer afirmar as Festas de S. José "como o grande evento do concelho, dando a conhecer ao país aquilo que Santarém tem de melhor no que respeita às suas tradições e ícones" - o folclore, sobretudo o fandango, o artesanato, a gastronomia e os campinos, como "guardiões da Lezíria e dos animais que a percorrem" -, a que se associa "a festa brava e o ambiente tipicamente ribatejano, recriando a festa do Ribatejo e exaltando" as suas tradições.

As festas são organizadas pela empresa municipal Viver Santarém, Desporto e Lazer, com o apoio da Câmara Municipal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório