Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

É oficial. Ucrânia está fora da Eurovisão

Decisão anunciada após imbróglio que envolveu canção vencedora.

É oficial. Ucrânia está fora da Eurovisão
Notícias ao Minuto

20:40 - 27/02/19 por Pedro Filipe Pina

Cultura Concurso

A Ucrânia não irá participar no concurso da Eurovisão deste ano, que irá decorrer em maio em Israel.

A decisão já foi anunciada pela estação pública de televisão UA:PBC, que é quem promove a Eurovisão na Ucrânia.

Esta decisão surge após todo um imbróglio que surgiu em torno daquela que tinha sido considerada a canção vencedora no concurso interno na Ucrânia, 'Siren Song', da cantora pop Maruv.

Apesar de ter obtido a pontuação mais alta, a UA:PBC esclareceu na altura que o facto de Maruv ter vencido o concurso local não garantia que fosse a representante da Ucrânia na Eurovisão. O anúncio da canção escolhida seria feito após ser assinado o acordo de participação.

Maruv acabou por usar depois as redes sociais para anunciar que não tinham chegado a acordo, apesar de "sete horas" de reunião.

Maruv acusou a cadeia de televisão de censura e de a quererem usar como "arma política". Entre os fatores que terão impossibilitado o acordo estariam exigências como proibir a artista de improvisar, de interagir com os media sem autorização do canal ou de atuar na Rússia", sendo que este último ponto implicaria desmarcar espectáculos que tinha já agendados.

Mas, explicou Maruv, não foi isso que a fez recusar a assinar o acordo, já que o cancelamento dos concertos não era o maior problema. "As principais diferenças foram causadas por outras cláusulas do acordo, que, se assinasse, se tornariam escravizantes. Quero oferecer a minha arte sem censura", realçou.

Recorde-se que as relações tensas entre Ucrânia e Rússia, após a anexação da Crimeia em 2014, continuam a fazer-se sentir na Eurovisão. Em 2017, ano em que Salvador Sobral saiu vencedor com 'Amar Pelos Dois', a Rússia não marcou presença no evento, que se realizou em Kiev, capital ucraniana, após ter sido banida pela organização.

Segundo a BBC, a cadeia de televisão ucraniana ainda contactou outras duas bandas concorrentes para representarem o país, mas sem sucesso.

A edição deste ano da Eurovisão acontecerá em Israel, após a vitória em Lisboa, no ano passado, de 'Toy', da artista Netta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório