Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Sofia Areal expõe 20 obras no Centro Cultural Português do Luxemburgo

A artista Sofia Areal vai apresentar uma exposição no Centro Cultural Português, no Luxemburgo, a partir de segunda-feira, com 20 trabalhos criados nos últimos três anos, anunciou hoje o ateliê da artista.

Sofia Areal expõe 20 obras no Centro Cultural Português do Luxemburgo
Notícias ao Minuto

17:23 - 27/02/19 por Lusa

Cultura Artistas

De acordo com a mesma fonte, a exposição, que ficará patente até dia 7 de maio, apresenta um conjunto de trabalhos que incorpora um foco em três pontos: o preto e branco e a cor, uma aproximação mais geométrica e a colagem.

Nascida em Lisboa, em 1960, Sofia Areal iniciou formação em Inglaterra, com os cursos de Design Têxtil e o Foundation Course, do Hertfordshire College of Art and Design, em St. Albans (1979-81), regressou a Portugal e estudou nos ateliês de gravura e pintura do centro de artes Ar.Co., em Lisboa.

Expõe coletivamente desde 1982 e, individualmente, desde 1990, e os seus trabalhos são sobretudo em pintura e desenho, desenvolvendo também investigação plástica nas áreas da ilustração, design gráfico e cenografia.

Em 2011, apresentou, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, com produção dos Artistas Unidos, uma exposição antológica dos últimos dez anos de trabalho.

A obra de Sofia Areal está representada em coleções de várias entidades, nomeadamente a Fundação de Serralves, no Porto, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e na Casa da Cerca Centro de Arte Contemporânea, em Almada.

Em 2016, estreou-se o documentário 'Sofia Areal: Um gabinete anti-dor', com realização de Jorge Silva Melo, imagem de José Luís Carvalhosa, som de Armanda Carvalho e montagem de Vítor Alves e Miguel Aguiar.

O documentário teve as filmagens iniciadas em 2011 e foi criado, não no sentido retrospetivo, mas acompanhando a artista na sua atividade, no ateliê: "Aquilo que me interessou foi ver a Sofia Areal pensar pintando, pintar pensando", o ofício "dessa mão que todos os dias faz a alegria", escreveu Jorge Silva Melo sobre a artista, na apresentação do documentário.

Entre outras exposições de Sofia Areal na Madeira encontram-se 'No mar o mar' (1998) e 'Paula Rego, Lourdes Castro, Sofia Areal e Ana Vidigal' (2000), ambas no então Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Fortaleza de São Tiago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório