Alejandro Gonzaléz Iñárritu preside ao júri de Cannes em 2019

O realizador mexicano Alejandro Gonzaléz Iñárritu vai presidir ao júri da edição deste ano do festival de cinema de Cannes, anunciou hoje a organização do evento, cuja 72.ª edição vai ter lugar entre 14 e 25 de maio.

Filme islandês sobre dois pastores premiado em Cannes

© Festival-Cannes.com

Lusa
27/02/2019 12:00 ‧ 27/02/2019 por Lusa

Cultura

Realizador

"Desde o começo da minha carreira, o Festival de Cannes foi importante para mim", disse o cineasta, citado por um comunicado da organização, no qual se mostrava "honrado e emocionado" por voltar ao festival francês, orgulhoso por o fazer enquanto presidente do júri depois de várias vezes premiado naquele espaço desde 'Amor Cão'.

"O cinema corre nas veias do planeta e este festival é o seu coração. Com o júri, teremos o privilégio de ser os primeiros espetadores dos novos filmes dos nossos colegas cineastas vindos do mundo inteiro. É um prazer genuíno e uma grande responsabilidade, que assumiremos com paixão e dedicação", acrescentou Iñárritu.

O presidente do festival, Pierre Lescure, e o diretor, Thierry Frémaux, recordaram, por seu lado, que é a primeira vez que o júri vai ser presidido por um artista mexicano e que Cannes, enquanto local "de todos os cinemas", vai celebrar a totalidade do cinema mexicano em 2019.

O realizador de 'Babel' e de 'O Renascido' sucede à atriz Cate Blanchett na presidência do júri, que, em 2018, atribuiu o seu maior prémio a 'Shoplifters: Uma família de pequenos ladrões', de Hirokazu Kore-eda.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas