Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ao Teatro! Festival leva várias companhias à Benedita e a Alcobaça

O Ao Teatro! Festival vai realizar-se entre os dias 08 e 24 de março numa edição que se prolonga por três fins de semana e leva a Alcobaça e à Benedita sete peças de companhias nacionais e internacionais.

Ao Teatro! Festival leva várias companhias à Benedita e a Alcobaça
Notícias ao Minuto

22:23 - 26/02/19 por Lusa

Cultura Representantes

A edição 2019 do Ao Teatro! Festival, apresentada hoje à imprensa, levará ao concelho de Alcobaça e à freguesia da Benedita cinco companhias nacionais e uma do Brasil, que encenarão sete espetáculos.

Na sua 6.ª edição, o festival arranca, no dia 08 de março, com os Gambuzinos com 1 pé de Fora, associação cultural que desde 2014 assumiu o objetivo de levar à Benedita e ao concelho de Alcobaça espetáculos de teatro, produzidos por companhias profissionais e amadoras, visando "a formação de públicos e de criadores amadores".

'Antes a Morte que Tal sorte', peça encenada a partir do livro 'As intermitências da Morte', de José Saramago, foi a escolha da companhia anfitriã para o primeiro dia do festival.

Depois da estreia no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, o festival ruma à Benedita, no dia 9, para a LAMA Teatro apresentar, na praça Damasceno Campos, a peça 'Carripana'.

A proposta da companhia de Faro incide num espetáculo de rua que conta a história de um homem e de uma mulher que percorrem o mundo a dançar tendo como palco a sua carrinha Berlingo.

No mesmo dia, a Companhia do Chapitô leva 'Hamlet' ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho, onde o público é convidado a assistir a três cerimónias: "O funeral do defunto, a ter lugar no arquivo morto; O casamento da viúva do defunto, no Salão Nobre e a tomada de posse do noivo da viúva do defunto, na Penthouse", pode ler-se na sinopse.

No fim de semana de 15 e 16 de março, o teatro volta a ter a assinatura dos Gambuzinos, que apresentam, na sexta-feira, 'O Serviço', na Escola Adães Bermudes, em Alcobaça. No sábado, será a vez de 'La tortilla de mi madre', da companhia Peripécia Teatro (Vila Real), subir ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.

No último fim de semana do festival o teatro volta ao Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, com a apresentação, no dia 22, de "Anjo", uma encenação de Ángel Fragua.

Inspirado numa história verdadeira, o espetáculo conta a vida de Rehana, uma jovem de 19 anos, residente numa pequena cidade da Siri, a junto à Turquia, que um dia é invadida pelo autodenominado Estado Islâmico.

"Rehana foge para a fronteira com a intenção de chegar à Turquia, mas a memória do pai que ficou para trás é mais forte", pode ler-se na sinopse da peça em que a protagonista "vai à procura do pai, é capturada pelo ISIS e vendida como escrava sexual", acabando por se tornar franco-atiradora.

Uma "história vertiginosa" a que se segue, nos dias 23 e 24, 'Espera o outono, Alice'.

A peça que o Grupo de Teatro 'Amare', do Brasil, leva por duas vezes ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho é, segundo a companhia, "uma reflexão sobre as perdas ao longo da vida, as mortes, as saudades, mas também sobre a pulsão de viver".

Organizado pelos Gambuzinos com 1 pé de Fora com apoio da Câmara Municipal de Alcobaça e da Junta de Freguesia da Benedita, o Ao Teatro! Festival tem vindo a crescer.

Em 2014, a edição de arranque contou com 650 espetadores, número que no ano seguinte ascendeu a 720.

Na 3.ª edição, em 2016, 1.106 espetadores assistiram a nove peças, batendo o recorde do evento que em 2017 atraiu 740 espetadores e, no ano passado, foi visto por 920 pessoas, segundo os dados divulgados hoje pela organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório