Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Dia Internacional sublinha papel dos museus como centros criativos

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, vai ser dedicado este ano ao papel dos espaços museológicos como polos culturais criativos e de mudança, de acordo com a organização.

Dia Internacional sublinha papel dos museus como centros criativos
Notícias ao Minuto

16:57 - 25/02/19 por Lusa

Cultura Arte

'Museums as Cultural Hubs: The future of tradition' ('Museus como centros culturais: O futuro da tradição', em tradução livre) é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), de acordo com o site.

Num texto sobre a data, o ICOM - entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997 para reforçar os laços dos museus com a sociedade - sublinha que a adesão às celebrações tem vindo a aumentar nos últimos anos.

No ano passado, mais de 40 mil museus participaram no evento em 158 países, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem visitas guiadas, concertos, teatro, cinema, abertura dos espaços das reservas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.

O ICOM escolhe anualmente um tema que esteja no centro das preocupações da sociedade, e este ano o foco será sobre o papel dos museus num mundo em mudança, e de como estes espaços culturais se podem reinventar "com o objetivo de se tornarem mais interativos, focados nos diferentes públicos, orientados para as comunicadas, flexíveis e adaptáveis".

"Os museus tornaram-se polos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade é combinada com o conhecimento, e onde também os visitantes podem cocriar, partilhar e interagir", segundo o texto do ICOM sobre o tema.

Enquanto preservam as suas missões essenciais - colecionar, conservar, comunicar, investigar e exibir - os museus "transformaram as suas práticas para ficarem próximos das comunidades que servem", sustenta.

"Atualmente, os museus procuram formas inovadoras de responder aos assuntos e sociais contemporâneos e também aos conflitos. Como instituições que estão no centro das sociedades, têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico, e definir um futuro sustentável", acrescenta o texto.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), coordenadora do evento em Portugal, realiza anualmente um levantamento dos espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus que estejam dispostos a juntarem-se ao Dia Internacional dos Museus e à Noite dos Museus, iniciativa mais recente que centra as celebrações em horário noturno.

As duas iniciativas - que envolvem museus públicos e privados - apresentam centenas de atividades para o público, e são, na sua maioria, de entrada gratuita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório