Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Documentário com participação portuguesa ganha Óscar

'Free Solo' recebeu a estatueta dourada para Melhor Documentário.

Documentário com participação portuguesa ganha Óscar

Embora Portugal não tenha nenhum nomeado nos Óscares, um dos filmes que estava nomeado contava com participação lusa. Trata-se de ‘Free Solo’ que ganhou o Óscar de Melhor Documentário e que tinha na equipa de som dois portugueses: Nuno Bento e Joana Niza Braga.

Os dois trabalharam a partir do estúdio da Loudness Films em Lisboa. Nuno Bento, o foley artist, e Joana Niza Braga, a foley mixer, recriaram os sons do documentário, neste caso da escalada livre de Alex Honnold ao El Capitán, uma das icónicas montanhas do Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos.

O Notícias ao Minuto teve a oportunidade de falar com Nuno Bento que explicou a importância do trabalho de foley.

“Normalmente o pessoal que está em rodagem está preocupado em ter uma boa captação de diálogos, mais do que outra coisa qualquer, e para não comprometer a qualidade dos diálogos todos os objetos que estão no espaço em que está a ser rodada a cena são negligenciados na captação. Parte do trabalho de foley é trazê-los de volta à cena”, salientou.

Nuno Bento e Joana Niza Braga já tinham sido distinguidos pelo seu trabalho em 'Free Solo'.

A escalada de Alex Honnold ao El Capitán é considerada como um dos maiores feitos atléticos já realizados. ‘Free Solo’ foi realizado por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório