Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Teixeira de Freitas mostra 300 obras numa exposição em Madrid

A exposição 'No habrá nunca una puerta. Estás adentro' vai apresentar em Madrid, a partir de segunda-feira, cerca de 300 obras de mais de 190 artistas da Coleção Luiz Augusto Teixeira de Freitas.

Teixeira de Freitas mostra 300 obras numa exposição em Madrid
Notícias ao Minuto

21:44 - 24/02/19 por Lusa

Cultura Coleção

A mostra, com curadoria de Luiza Teixeira de Freitas, reúne obras de instalação, desenho, escultura, pintura, vídeo e livros de artistas portugueses e estrangeiros como Julião Sarmento, como Cildo Meireles, Dahn Vo, Damián Ortega, Gordon Matta-Clark.

Integrada no programa oficial da Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCO Madrid 2019, que acontece de 27 de fevereiro a 03 de março, a exposição irá ficar patente na Fundação Santander até 09 de junho.

Jonathan Monk, Jorge Macchi, Julião Sarmento, Luisa Lambri, Nina Canell, Robert Kinmont, Sanja Ivekovic, Sofia Hultén, Tamar Guimarães, Thomas Ruff e Walid Raad estão ainda entre os artistas representados.

A mostra toma como título o primeiro verso do poema 'Labirinto' do escritor e ensaísta Jorge Luis Borges, e tem como objetivo "refletir a ampla variedade de significados que pode ter uma coleção de arte", segundo a organização.

Organizada como um labirinto, a exposição não tem, segundo a organização, um começo e um fim, nem tema específico, território ou época, posicionando-se em opções infinitas.

A curadoria procurou colocar em diálogo as várias instalações, desenhos, esculturas, pinturas, vídeos e livros de artistas pertencentes à coleção de arte contemporânea internacional reunida pelo advogado e colecionador brasileiro Luiz Augusto Teixeira de Freitas.

A Coleção Teixeira de Freitas está focada principalmente nas duas últimas décadas e em artistas emergentes, contando também com um grupo de artistas e obras históricas dos anos 1960 e 1970 que servem como matriz histórica para os temas e conceitos da coleção.

A exposição vai ser inaugurada na segunda-feira, às 13:00 (12:00 em Lisboa), na Sala de Arte Santander - Fundação Banco Santander, em Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório