Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Encontros do DeVIR arrancam em Loulé com colóquio para discutir o futuro

A quinta edição dos Encontros do DeVIR arranca em pleno no sábado com um colóquio para "denunciar o presente" e "discutir o futuro" em Loulé, prolongando-se até 31 de maio também por Faro, Lagos e Quarteira.

Encontros do DeVIR arrancam em Loulé com colóquio para discutir o futuro
Notícias ao Minuto

19:00 - 22/02/19 por Lusa

Cultura 5.ª edição

O colóquio de sábado, de entrada livre no recém-inaugurado Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, vai contar com as presenças da linguista Amaria Hakem, do presidente do Centro Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, do ativista e músico Luaty Beirão, da eurodeputada Marisa Matias e do astrónomo Suleiman Baraka.

No mesmo dia é inaugurada, na Galeria do Convento do Espírito Santo, igualmente em Loulé, a exposição "de(a)nunciar AleixoHOJE", com dez instalações de José Laginha. O dia encerra no Cine-Teatro Louletano, com um concerto de IKOQWE, que junta em palco Pedro Coquenão e Luaty Beirão.

"Na sequência das edições anteriores propomo-nos prosseguir com a 5.ª edição que terá como tema - de(a)nunciar  uma palavra dúbia que, quando decomposta, pode ter diferentes significados e várias leituras, tal como algumas quadras de António Aleixo, poeta repentista desta região, que em 2019 completaria 120 anos. Recordá-lo através do que nos deixou, é refletir sobre a nossa identidade, um dos objetivos deste festival internacional", realçou a organização em comunicado.

No total, até maio, os Encontros do DeVIR vão apresentar 41 criações e 52 reflexões por participantes de várias áreas das artes e do pensamento.

Entre as várias estreias nacionais que a programação do evento apresenta conta-se "IBM 1401 -- A User's Manual (in memoriam)", no Teatro das Figuras, em Faro, um projeto desenvolvido em parceria entre a bailarina e coreógrafa Erna Ómarsdóttir e o compositor Jóhann Jóhannsson, que morreu em 2018, o que justifica o "in memoriam" do título da peça.

A escritora Hélia Correia vai apresentar um texto inédito, encomendado pela organização, com ilustração em tempo real de Richard Câmara, no dia 6 de abril, no Centro Cultural de Lagos, enquanto Sofia Dias & Vítor Roriz vão também estrear um novo trabalho, no Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, a quem compete a organização do festival.

Outros nomes que marcam o programa dos quintos Encontros do DeVIR são, entre outros, Samuel Lefeuvre e Florencia Demestri, Hillel Kogan e Aristide Rontini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório