Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Cine-Teatro de Alportel reabre sábado com filmes musicados ao vivo

O Cine-Teatro de São Brás de Alportel vai reabrir no sábado com a exibição de três filmes mudos musicados ao vivo, um dos quais realizado pelo cineasta Roberto Nobre, natural daquela vila algarvia.

Cine-Teatro de Alportel reabre sábado com filmes musicados ao vivo
Notícias ao Minuto

15:50 - 21/02/19 por Lusa

Cultura Algarve

No ano em que se assinalam 50 anos sobre a sua morte, o cineasta algarvio é homenageado com a exibição do filme "Charlotin e Clarinha", uma comédia inspirada em Charles Chaplin, rodada em Olhão, em 1925, mas apenas revelada em 1972 no Festival de Santarém, informa o município de São Brás de Alportel.

A curta-metragem será exibida com música de Francisca Cortesão, Mariana Ricardo e Sérgio Nascimento, em conjunto com outras duas: "Enfer", de Henri George-Clouzot (França, 1964), acompanhada Bruno Pernadas, e "It's All True", de Orson Welles (EUA, 1943), musicada por Bruno Pernadas, Margarida Capelo, Pedro Pinto e Luís Candeias.

Após um curto período de encerramento para obras de recuperação, o Cine-Teatro de São Brás de Alportel reabre portas com este espetáculo, mas a intervenção deverá ser retomada em breve, para uma segunda fase de trabalhos, que incidirá na substituição do palco.

Nascido em São Brás de Alportel em 1903, Roberto Nobre, que viria a morrer em Lisboa em 1969, publicou várias obras relativas à crítica e à análise cinematográfica, tendo sido também pintor.

Entre 1923 e 1925 realizou "Charlotin e Clarinha", destacando-se ainda no seu legado bibliográfico as obras "Horizontes de Cinema" (1939, 1971) e "Singularidades do Cinema Português" (1964).

O espetáculo, que decorre ao abrigo do ciclo Video Lucem - Cine-concertos para descobrir o Algarve, está integrado na programação do 365 Algarve, um programa de valorização turística e cultural que decorre entre outubro e maio.

Os ingressos para o espetáculo, que tem início às 21:30, estão à venda na Galeria Municipal e, no próprio dia, na bilheteira do Cine-Teatro, a partir das 20:30.

A abertura da sala, a 21 de dezembro de 1952, deveu-se à união de um grupo de cinéfilos, que se juntaram, criaram a empresa Unidos e se lançaram no projeto de construir um cinema em São Brás de Alportel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório